sábado, 2 de março de 2024

Primeira Leitura: 2 Reis 5,1-15 - 04.03.2024




2 Reis 5,1-15 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do segundo livro dos Reis – Naqueles dias,1. Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem importante e estimado pelo seu soberano, porque por ele o Senhor tinha concedido a vitória aos arameus. Este homem valente, leproso, 

2. saiu um dia com seu exército e fez uma incursão no país de Israel, e levou cativa uma jovem israelita que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 

3. Ela disse à sua senhora: Ah! Se meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele o libertaria da lepra que o aflige. 

4. Naamã foi dizer ao rei o que a jovem israelita tinha falado. 

5. O rei da Síria disse: Vai! E eu enviarei uma carta ao rei de Israel. Naamã partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas festivas. 

6. Ele apresentou a carta ao rei de Israel, que dizia: Quando receberes esta carta, saberás que eu enviei a ti Naamã, meu servo, para que o libertes da lepra. 

7. Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou suas vestes e disse: Sou eu Deus, que posso dar a morte e a vida, para que este me envie um homem, pedindo-me que eu o liberte da lepra? Vede como procura uma ocasião para me desentender! 

8. Quando Eliseu, homem de Deus, ouviu que o rei de Israel tinha rasgado suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há um profeta em Israel. 

9. Naamã veio com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 

10. Eliseu mandou-lhe dizer: Vai e lava-te sete vezes no Jordão e tua carne será restabelecida e ficarás limpo. 

11. Mas Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: Eu pensava que ele sairia, por-se-ia de pé e invocaria o nome do Senhor seu Deus, passaria a mão sobre o lugar afetado e assim me livraria da lepra. 

12. Não são acaso os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, melhores que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? Ele se retirou irritado. 

13. Seus servos aproximaram-se dele e lhe disseram: Pai, se o profeta te houvesse mandado fazer alguma coisa difícil, tu não a terias feito? Quanto mais agora que te disse: Lava-te e ficarás limpo. 14. Ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme a palavra do homem de Deus. Sua carne ficou como a carne de um menino e ele ficou purificado. 

15. Voltou com todo o seu séquito para junto do homem de Deus. Chegando, pôs-se diante dele e disse: Agora reconheço que não há outro Deus em toda a terra senão o de Israel. Peço-te que aceites este presente de teu servo. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem das Sagradas Escrituras, somos introduzidos à história de Naamã, um general sírio que, apesar de sua posição e prestígio, é afligido pela lepra. Sua busca por cura o leva a uma jornada de humildade e fé, que culmina em sua purificação através da obediência às palavras do profeta Eliseu.

O relato nos convida a refletir sobre a natureza da cura e da salvação. Naamã inicialmente espera um milagre espetacular, uma cura imediata e grandiosa, mas é confrontado com uma instrução aparentemente simples e até mesmo humilhante: lavar-se sete vezes no rio Jordão. Sua reação inicial é de descrença e resistência, pois esperava um gesto magnífico que correspondesse à sua própria grandeza. No entanto, é através da humildade de aceitar a orientação simples e obedecer à palavra do profeta que ele encontra a cura e a purificação.

Essa história nos lembra que a verdadeira cura e libertação muitas vezes vêm através da humildade e da obediência à vontade de Deus, mesmo quando suas instruções parecem simples ou contrárias às nossas expectativas. Naamã é curado não por seus méritos ou por sua posição social, mas pela sua disposição de se submeter ao plano de Deus.

Além disso, a reação dos servos de Naamã oferece uma lição adicional sobre a importância da confiança e da fé. Eles o encorajam a seguir as instruções do profeta, recordando-lhe que se fosse algo difícil, ele o faria. Suas palavras destacam a necessidade de confiar na sabedoria de Deus, mesmo quando não compreendemos completamente seus caminhos.

Portanto, esta passagem nos desafia a examinar nossa própria disposição para obedecer à vontade de Deus, mesmo quando isso significa abandonar nossas próprias expectativas e aceitar a simplicidade de seu plano. Assim como Naamã encontrou cura e purificação através da humildade e da obediência, também nós podemos encontrar verdadeira libertação ao confiarmos em Deus e seguirmos seus caminhos, mesmo quando parecem desconcertantes ou desafiadores aos nossos olhos limitados.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário