domingo, 17 de março de 2024

Primeira Leitura: 2 Samuel 7,4-5.12-14.16 - 19.03.2024




2 Samuel 7,4-5.12-14.16 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do segundo livro de Samuel – Naqueles dias,Entretanto, naquela mesma noite, o Senhor dirigiu a palavra a Natã:

“Vai dizer a meu servo Davi: Assim fala o Senhor: ‘Porventura és tu quem me construirá uma casa para eu habitar?

Quando teus dias se completarem e repousares com teus pais, suscitarei depois de ti o teu sucessor, que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.

Este construirá uma casa ao meu nome, e eu firmarei para sempre o trono de seu reino.

Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, eu o castigarei com vara de homens e com açoites de mortais.

Teu trono será estabelecido para sempre.’ - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Escritura, vemos o profeta Natã transmitindo a mensagem de Deus a Davi. Davi, cheio de zelo por Deus, expressa o desejo de construir uma casa para Ele. No entanto, Deus revela a Davi um plano ainda maior do que ele poderia imaginar.

Deus promete a Davi uma linhagem real duradoura, uma promessa que culminará na vinda de Jesus Cristo, o Messias. Essa promessa não se limita ao reinado terreno de Davi, mas aponta para a eternidade. Deus promete que o trono de Davi será estabelecido para sempre, e que um de seus descendentes construirá uma casa para o nome de Deus.

Essa passagem nos lembra da fidelidade de Deus às suas promessas e do seu plano soberano que se desenrola ao longo da história. Além disso, nos convida a refletir sobre o papel de Davi como um antecessor de Jesus Cristo, o Rei dos reis, cujo reino não tem fim.

Assim como Davi confiou na palavra de Deus, mesmo quando não compreendia completamente seus planos, somos chamados a confiar na fidelidade e na bondade de Deus em nossas próprias vidas. Podemos ter a certeza de que Deus cumpre suas promessas e que seu plano para nós é maior do que podemos imaginar. Que possamos, como Davi, buscar agradar a Deus em tudo o que fazemos e confiar na sua orientação para nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário