terça-feira, 26 de março de 2024

Primeira Leitura: Êxodo 12,1-8.11-14 - 28.03.2024




 Êxodo 12,1-8.11-14 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do Êxodo – Naqueles dias,1. O Senhor disse a Moisés e a Aarão no país do Egipto:

2. Este mês será para vós o princípio dos meses; será para vós o primeiro dos meses do ano.

3. Falai a toda a assembleia de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tomará um cordeiro, segundo as casas paternas, um cordeiro por casa.

4. Se a família for pequena para comer um cordeiro, convidará o vizinho imediato, conforme o número de pessoas; conforme o que cada um puder comer, calculareis o número de cordeiros.

5. O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano; podereis escolher um cordeiro ou um cabrito.

6. Devereis guardá-lo até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembleia da comunidade de Israel o imolará ao crepúsculo.

7. Tomarão do sangue e o pôrão sobre as duas ombreiras e sobre a verga da porta das casas em que o comerem.

8. Nessa noite, comerão a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas.

11. Assim o comereis: com os rins cingidos, as sandálias nos pés e o bastão na mão; comê-lo-eis às pressas: é a Páscoa do Senhor.

12. Eu passarei pela terra do Egipto nessa noite, e ferirei todo o primogénito na terra do Egipto, tanto dos homens como dos animais, e exercerei os meus julgamentos sobre todos os deuses do Egipto. Eu sou o Senhor!

13. O sangue será para vós um sinal nas casas em que estiverdes. Quando eu vir o sangue, passarei adiante; e não vos atingirá a praga de exterminação, quando eu ferir a terra do Egipto.

14. Esse dia será para vós uma memória, e o celebrareis como uma festa em honra do Senhor. De geração em geração, por uma instituição perpétua, o celebrareis. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A passagem do Êxodo 12,1-8.11-14 nos apresenta a instituição da Páscoa judaica, um dos eventos mais significativos na história do povo de Israel. Neste relato, vemos como Deus orienta Moisés e Aarão sobre os detalhes da celebração da Páscoa e estabelece as práticas que devem ser seguidas.

Um aspecto importante dessa passagem é o simbolismo do cordeiro sem defeito que deve ser sacrificado e consumido pelos israelitas. Esse sacrifício aponta para o sacrifício supremo de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sangue derramado nos liberta do pecado e da morte.

Além disso, a instrução para marcar as casas com o sangue do cordeiro como sinal de proteção contra a praga da morte é uma poderosa imagem da salvação pela fé e obediência. Assim como o sangue do cordeiro protegeu os israelitas no Egito, o sangue de Cristo nos protege da condenação espiritual.

Por fim, a celebração da Páscoa como uma festa perpétua, de geração em geração, nos lembra da importância de lembrar e celebrar os feitos redentores de Deus em nossas vidas. É uma oportunidade não apenas de recordar a libertação do povo de Israel, mas também de renovar nossa fé na promessa da salvação que recebemos através de Jesus Cristo.

Que possamos, assim como os israelitas, seguir as instruções de Deus e celebrar a Páscoa com fé e gratidão, lembrando-nos sempre do sacrifício redentor de Cristo e da salvação que ele nos proporciona. Que a Páscoa seja para nós uma oportunidade de renovação espiritual e de comunhão com Deus e com nossos irmãos na fé.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário