quarta-feira, 13 de março de 2024

Primeira Leitura: Êxodo 32,7-14 - 14.03.2024




Êxodo 32,7-14 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do Êxodo – Naqueles dias, 7 "O Senhor disse a Moisés: 'Vai, desce, porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, corrompeu-se.

8 Não tardaram em desviar-se do caminho que lhes prescrevi: fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: 'Eis, ó Israel, o teu deus, que te fez sair do Egito!''"

9 "E o Senhor disse a Moisés: 'Vejo que este povo é de cabeça dura.

10 Agora, pois, deixa-me, que se inflame a minha cólera contra eles e os consuma; de ti, porém, farei uma grande nação.'"

11 "Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus: 'Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte?

12 Por que deixarias que os egípcios falassem, dizendo: 'Foi com má intenção que ele os fez sair, para matá-los nas montanhas e exterminá-los da face da terra'? Arrepende-te da tua cólera e perdoa a iniquidade do teu povo.

13 Recorda-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, aos quais juraste por ti mesmo, dizendo: 'Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que falei, eu a darei à vossa descendência, e a possuirão para sempre.''"

14 "E o Senhor se arrependeu do mal que dissera que faria ao seu povo." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A passagem de Êxodo 32,7-14 apresenta um momento crucial na história do povo de Israel, quando eles se desviam do caminho de Deus ao adorar um bezerro de ouro em vez de confiar no Senhor que os libertou do Egito. A reação de Deus é de ira, e Ele expressa sua intenção de punir severamente o povo de Israel.

No entanto, Moisés intercede em favor do povo diante de Deus, lembrando-o das promessas feitas aos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Moisés não só lembra a Deus da sua fidelidade, mas também apela à sua misericórdia, pedindo-lhe para reconsiderar sua ira e perdoar o povo.

Esta passagem nos lembra da importância da intercessão e do papel vital que ela desempenha na relação entre Deus e seu povo. Moisés age como mediador entre Deus e o povo de Israel, intercedendo em favor deles e buscando reconciliação entre eles e o Senhor. Sua intercessão é um exemplo poderoso do poder da oração e da confiança na misericórdia de Deus.

Além disso, a resposta de Deus à intercessão de Moisés revela sua compaixão e amor pela sua criação. Apesar da ira inicial de Deus, Ele se arrepende do mal que planejava fazer ao seu povo, demonstrando sua disposição de perdoar e restaurar aqueles que se voltam para Ele em arrependimento e fé.

Que possamos nos lembrar dessa história e aprender com ela a importância da intercessão, do arrependimento e da confiança na misericórdia de Deus em nossas próprias vidas. Que possamos também imitar o exemplo de Moisés, intercedendo uns pelos outros diante do trono da graça divina.

- Palavra do Senhor.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário