quarta-feira, 27 de março de 2024

Primeira Leitura: Isaías 52,13-53,12 - 29.03.2024




Isaías 52,13-53,12 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Isaías – 52,13 Eis que o meu servo prosperará, será exaltado, elevado e glorificado. 

14 Assim como pasmaram muitos à vista dele — tanto era desfigurado o seu aspecto, não parecia de homem, e sua aparência não tinha aspecto humano — 

15 assim ele aspergirá muitas nações; diante dele os reis fecharão a boca, pois verão algo que não lhes foi narrado e contemplarão algo que jamais ouviram. 

53,1 Quem acreditou no que ouvimos? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 

2 Ele cresceu como um rebento à nossa frente, como uma raiz em terra árida, sem beleza, sem esplendor que pudesse atrair nossos olhos. 

3 Desprezado, rejeitado pelos homens, homem do sofrimento, experimentado na dor; como alguém diante de quem se cobre o rosto, desprezado e dele não fizemos caso algum. 

4 E, no entanto, ele tomou sobre si nossos sofrimentos e carregou nossas dores. Nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. 

5 Mas ele foi transpassado por causa de nossos crimes, esmagado por causa de nossos pecados. O castigo que nos salva pesou sobre ele, suas chagas nos curam. 

6 Todos nós andávamos como ovelhas desgarradas, cada um seguindo o seu próprio caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. 

7 Foi maltratado, mas se submetia e não abria a boca; como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abria a boca. 

8 Por juízo opressivo foi arrebatado. Quem, de sua geração, se preocupou com o destino dele? Pois foi cortado da terra dos vivos, ferido de morte pelos crimes do seu povo. 

9 Deram-lhe sepultura com os ímpios, um túmulo com os malfeitores, embora não tenha cometido violência alguma nem haja fraude em sua boca. 

10 O Senhor quis assim triturá-lo, submetendo-o à provação. Se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma descendência duradoura, viverá longos dias e a vontade do Senhor será cumprida por meio dele. 

11 Afastando-se do trabalho árduo, contemplará a luz e ficará satisfeito. E, por seu conhecimento, meu servo, o justo, justificará a muitos, tomando sobre si as penas deles. 

12 Por isso lhe darei uma porção com os grandes, com os poderosos repartirá os despojos, porque ele entregou a própria vida à morte e foi contado entre os pecadores, ele, que carregou o pecado de muitos e intercedeu pelos pecadores. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Esta passagem do livro de Isaías nos leva a uma profunda reflexão sobre o Messias sofredor, que é descrito com detalhes impressionantes séculos antes de seu nascimento. Aqui, encontramos uma imagem vívida do Servo Sofredor, que é o próprio Cristo, como entendido pelos cristãos.

No Servo, vemos a profecia cumprida de alguém que sofreria em nosso lugar, carregando nossos pecados e transgressões. Ele é retratado como alguém que foi rejeitado e desfigurado, mas que voluntariamente suportou tudo isso por amor a nós. Cada versículo ressoa com a intensidade do sacrifício que Jesus fez por nós na cruz.

Além disso, a leitura nos convida a contemplar a justiça e a misericórdia de Deus. Apesar do sofrimento aparente do Servo, seu sacrifício é visto como um ato de justificação para muitos. Ele é exaltado e recebe uma herança com os grandes, mostrando que a vontade de Deus triunfa sobre a morte e o pecado.

Portanto, esta leitura nos desafia a reconhecer o amor incompreensível de Deus manifestado em Jesus Cristo. Nos convida a nos voltar para Ele, a aceitar o perdão e a redenção que Ele oferece livremente e a viver em resposta a esse amor, buscando seguir os passos do Servo Sofredor em nossa própria vida. Que possamos ser inspirados pela profundidade desse amor e pela grandeza desse sacrifício enquanto nos entregamos à vontade de Deus. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário