terça-feira, 19 de março de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 17,3-9 - 21.03.2024




Gênesis 17,3-9 (Bíblia de Jerusalém)


3.E Abrão prostrou-se com o rosto por terra. E Deus falou com ele:

4."Eis minha aliança contigo: serás pai de uma multidão de nações.

5.Já não te chamarás Abrão, mas teu nome será Abraão, porque te constituí pai de uma multidão de nações.

6.Tornar-te-ei fecundo sobremaneira, farei nascer de ti nações e reis.

7.Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e tua descendência, aliança perpétua, para ser teu Deus e de tua descendência depois de ti.

8.Dar-te-ei a ti e a tua descendência a terra onde agora peregrinas, toda a terra de Canaã, como possessão perpétua. E serei o Deus deles".

9.Deus disse ainda a Abraão: "Guarda minha aliança, tu e tua descendência depois de ti, de geração em geração." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem, vemos Deus renovando sua aliança com Abraão e mudando seu nome para Abraão, que significa "pai de uma multidão". Essa mudança de nome é significativa, pois representa não apenas uma promessa de descendência numerosa, mas também uma transformação de identidade e propósito para Abraão.

A aliança de Deus com Abraão é uma promessa de bênção e herança para ele e sua descendência. Deus promete a Abraão não apenas uma terra, mas uma terra específica - a terra de Canaã - como herança perpétua. Essa promessa é acompanhada pelo compromisso de Deus de ser o Deus de Abraão e de sua descendência para sempre.

Essa passagem nos lembra da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas, mesmo quando parecem impossíveis aos olhos humanos. Abraão foi chamado a confiar na promessa de Deus e a guardar Sua aliança, assim como nós somos chamados a confiar na fidelidade de Deus em nossas próprias vidas.

Que possamos nos inspirar na fé de Abraão e confiar nas promessas de Deus em nossas próprias jornadas. Que possamos lembrar que Deus é fiel para cumprir o que promete e que Ele nos chama a guardar Sua aliança, confiando em Sua bondade e amor em todas as circunstâncias.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário