segunda-feira, 11 de março de 2024

Primeira Leitura: Ezequiel 47,1-9.12 - 12.03.2024

 


Ezequiel 47,1-9.12 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da profecia de Ezequiel – Naqueles dias, 1.O homem conduziu-me de volta à entrada do Templo, e eis que saía água debaixo da soleira do Templo, na direção leste, pois a fachada do Templo olhava para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, ao sul do altar.

2.Ele fez-me sair pela porta voltada para o oriente, e eis que a água corria do lado direito.

3.O homem que me tinha levado mediu mil côvados e fez-me atravessar a água: água que me chegava aos tornozelos.

4.Mediu outros mil e fez-me atravessar a água: água que me chegava aos joelhos. Mediu mais mil e fez-me atravessar: água até à cintura.

5.Mediu mais mil, e era um rio que eu não podia atravessar, porque a água tinha crescido tanto que era preciso nadar; era água corrente, água que não se podia atravessar.

6.Então ele disse-me: "Viste isto, filho do homem?" E conduziu-me de volta à margem do rio.

7.Quando voltei, vi ao longo da margem do rio uma grande quantidade de árvores, de um lado e de outro.

8.Ele disse-me: "Esta água flui para a região oriental e desce ao Arabá; entra no mar Salgado, no mar das Águas impuras, e a água será purificada.

9.Por onde quer que passe o rio, todo ser vivo que se move viverá. Os peixes serão em grande quantidade, porque esta água chegará até lá e as águas do mar se tornarão saudáveis, e toda criatura viverá onde chegar o rio.

12.Sobre as margens, de cada lado do rio, crescerão árvores frutíferas de toda espécie. Não murcharão suas folhas nem acabarão seus frutos; darão frutos novos a cada mês, porque esta água vem do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio."

Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta leitura do Livro de Ezequiel, somos transportados para uma visão impressionante do Templo e de um rio que flui do seu interior. A água que brota debaixo do Templo é inicialmente rasa, mas gradualmente se torna um rio profundo e caudaloso.

Esta visão simbólica representa a vida e a cura que fluem do próprio santuário de Deus. A água, que começa como um simples filete, representa a graça divina que purifica e restaura. À medida que o rio cresce, vemos sua capacidade de dar vida aonde quer que vá, transformando a paisagem árida e estéril em um oásis de abundância e fertilidade.

A imagem das árvores frutíferas ao longo das margens do rio é particularmente significativa. Essas árvores representam a bênção e a provisão divina, fornecendo alimento e remédio para todos os que delas se aproximam. Suas folhas nunca murcharão, e seus frutos nunca faltarão, pois estão enraizadas na fonte eterna de vida.

Assim como a visão do rio e das árvores é uma promessa de vida e abundância, também nos convida a refletir sobre nossa própria jornada espiritual. Somos convidados a mergulhar nas águas da graça divina, permitindo que elas nos purifiquem e nos renovem. Devemos também nos tornar como árvores plantadas ao longo das margens desse rio, dando frutos de justiça, amor e misericórdia para todos ao nosso redor.

Que possamos nos abrir para a torrente da graça de Deus, permitindo que ela nos transforme e nos capacite a ser fontes de vida e cura neste mundo sedento por esperança e renovação. Que nossas vidas sejam como árvores frutíferas, testemunhando o poder transformador do amor de Deus em cada estação da vida.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário