sexta-feira, 15 de março de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 11,18-20 - 16.032024




Jeremias 11,18-20 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Jeremias – 18 O Senhor fez-me saber e eu compreendi; então ele me revelou suas ações. 

19 Eu era como um cordeiro manso que levam para o matadouro. Não sabia que tramavam contra mim: "Vamos cortar a árvore no seu vigor, eliminemo-lo da terra dos vivos, para que o seu nome não seja mais lembrado!" 

20 Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e sondas o coração e a mente, deixa-me ver a tua vingança sobre eles; pois a ti eu confiei a minha causa. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Neste trecho de Jeremias, somos confrontados com a imagem do profeta sendo tratado injustamente pelos seus contemporâneos. Ele se compara a um cordeiro levado ao matadouro, sem saber das tramas que estão sendo feitas contra ele. É uma imagem poderosa da injustiça e da inocência sendo subjugadas pela maldade humana.

No entanto, mesmo diante das adversidades, Jeremias mantém sua confiança em Deus. Ele clama ao Senhor, reconhecendo que Ele é o juiz justo que sonda os corações e as mentes. Jeremias pede para ver a vingança de Deus sobre aqueles que tramam contra ele, confiando que o Senhor defenderá sua causa.

Essa passagem nos lembra da importância de confiarmos em Deus mesmo nos momentos mais difíceis. Assim como Jeremias, podemos nos encontrar em situações onde somos injustiçados ou mal-entendidos, mas podemos ter a certeza de que Deus está conosco e conhece os nossos corações.

Além disso, essa leitura nos desafia a refletir sobre como respondemos às injustiças que enfrentamos. Podemos nos voltar para Deus em confiança e esperança, sabendo que Ele é nosso defensor, ou podemos ser consumidos pelo desejo de vingança e amargura. Que possamos seguir o exemplo de Jeremias, confiando na justiça de Deus e buscando a sua vontade mesmo nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário