quinta-feira, 14 de março de 2024

Primeira Leitura: Sabedoria 2,1.12-22 - 15.03.2024




Sabedoria 2,1.12-22 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro da Sabedoria – 1Dizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 1 "E eles dizem em seu pensamento: 'Curta e triste é nossa vida, e não há cura quando chega o homem ao fim, e ninguém foi conhecido que tenha voltado do além.'"

12 "Digoamos, portanto, armo-nos para oprimir o justo, porque nos aborrece e se opõe às nossas obras, nos censura das transgressões à lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina."

13 "Veja como é diferente da nossa a conduta desse justo, e como são alheias as obras dele das nossas. Ele nos considera como seres impuros e se afasta dos nossos caminhos como de coisa imunda. Proclama bem-aventurada a sorte dos justos e se glorifica de ter por pai a Deus."

14 "Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras: provemo-lo com a morte infame, para verificar o que acontecerá com as suas palavras."

15 "Pois, se o justo é filho de Deus, ele o defenderá e o livrará das mãos de seus adversários."

16 "Vamos pô-lo à prova com a ofensa e a tortura, para conhecermos a sua mansidão e provarmos a sua paciência."

17 "Condenemo-lo à morte infame, pois, diz ele, há quem cuide dele. Vamos ver o que lhe acontecerá a fim de verificar a sua veracidade e provaremos a sua paciência."

18 "Castiguemo-lo com morte vergonhosa, porque, segundo suas palavras, virá alguém em seu socorro."

19 "Assim falaram e enganaram-se, porque a maldade os tornou cegos."

20 "Não conheceram os segredos de Deus, não esperaram a recompensa da justiça, nem confiaram na recompensa das almas puras."

21 "Deus criou o homem para a incorruptibilidade e o fez à imagem de sua própria natureza."

22 "A morte entrou no mundo pela inveja do diabo, e aqueles que pertencem a ele experimentam-na."

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


A passagem de Sabedoria 2,1.12-22 nos apresenta uma visão da perspectiva dos ímpios em relação aos justos. Eles se sentem ameaçados pela conduta dos justos, que são virtuosos e seguem os caminhos de Deus, e decidem perseguir e oprimir aqueles que vivem de acordo com a retidão.

Este trecho revela a atitude dos ímpios em relação aos justos e a maneira como procuram testar a fé e a lealdade dos que são fiéis a Deus. Eles tentam colocar à prova a crença dos justos, submetendo-os a situações de sofrimento e aflição, na esperança de desencorajá-los e levá-los a abandonar sua fé.

No entanto, a sabedoria nos ensina que os desígnios dos ímpios são enganosos e vazios. Eles são cegos pela maldade e não compreendem os planos de Deus. A verdadeira fonte da vida e da justiça é Deus, que criou o homem para a incorruptibilidade e à sua imagem.

Essa passagem nos convida a refletir sobre a importância de permanecermos firmes na fé, mesmo diante das adversidades e perseguições. Devemos confiar na justiça de Deus e na promessa de recompensa para os que perseveram na virtude e na retidão, sabendo que a morte e o mal não têm poder sobre aqueles que pertencem a Ele.

Que possamos, portanto, buscar sempre a sabedoria divina e viver de acordo com os princípios da justiça e da verdade, confiando na proteção e na graça de Deus em todas as circunstâncias de nossa vida. Amém.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário