quinta-feira, 28 de março de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 1,1.26-31 - 30.03.2024




Gênesis 1,1.26-31 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do livro do Gênesis – 1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.

26 Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra."

27 Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou.

28 Deus os abençoou, dizendo: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e submetam-na. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra."

29 Deus disse também: "Eis que dou a vocês toda a vegetação que dá semente sobre a terra e todas as árvores frutíferas que têm em si mesmas a sua semente, para que lhes sirvam de alimento.

30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os seres que se arrastam sobre a terra e que têm em si o sopro de vida, eu dou de tudo o que é vegetal por alimento." E assim aconteceu.

31 Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: o sexto dia.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem inicial da Bíblia, somos transportados para o momento da criação, onde Deus, com seu poder infinito, traz à existência os céus e a terra, dando forma e propósito a todo o universo. A criação é retratada como um ato deliberado de amor e cuidado, onde cada detalhe é cuidadosamente planejado pelo Criador.

No ápice dessa obra magnífica, vemos Deus criando o homem e a mulher à Sua própria imagem e semelhança, conferindo-lhes uma dignidade especial entre todas as criaturas. Somos feitos para refletir a imagem de Deus em nossas vidas, revelando Seu amor, bondade e justiça ao mundo ao nosso redor.

Além disso, somos chamados a exercer um papel de mordomos responsáveis sobre a criação divina, cuidando e preservando o meio ambiente e todas as formas de vida que Deus nos confiou. Esta responsabilidade nos lembra que somos parte de uma comunidade global interconectada, onde nossas ações têm consequências não apenas para nós mesmos, mas também para as gerações futuras e para todo o planeta.

Ao contemplarmos a beleza e a complexidade da criação de Deus, somos convidados a reconhecer Sua soberania sobre todas as coisas e a louvá-Lo por Sua grandeza. Que possamos, em nossa vida diária, viver de acordo com o propósito para o qual fomos criados, buscando refletir a imagem de Deus em tudo o que fazemos e cuidando amorosamente da criação que Ele nos confiou.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário