quinta-feira, 21 de março de 2024

Primeira Leitura: Ezequiel 37,21-28 - 23.03.2024




Ezequiel 37:21-28 (Bíblia de Jerusalém)


21.Dize-lhes, assim fala Javé Deus: Vou tomar os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, vou congregá-los de toda parte e reconduzi-los à sua terra.

22.Farei deles uma única nação, na terra, nos montes de Israel. Terão todos um único rei, não mais serão duas nações, nem serão divididos em dois reinos.

23.Não se contaminarão mais com seus ídolos, suas abominações e todas as suas transgressões. Livrá-los-ei de todas as faltas que cometeram contra mim, purificá-los-ei. Serão meu povo, e eu serei o seu Deus.

24.Meu servo Davi será o rei deles, todos eles terão um único pastor. Andarão em meus juízos, guardarão minhas leis e os observarão.

25.Habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais. Ali, habitarão eles, seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre. Meu servo Davi será o príncipe deles para sempre.

26.Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Estabelecê-los-ei, multiplicá-los-ei, colocarei meu santuário no meio deles para sempre.

27.Minha morada será entre eles, serei o Deus deles e eles serão o meu povo.

28.Saberão as nações que eu, Javé, consagro a Israel, estabelecendo ali meu santuário para sempre.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


A passagem de Ezequiel 37:21-28 é uma promessa de restauração e unidade para o povo de Israel. Deus promete reunir os filhos de Israel de todas as nações para onde foram dispersos, trazendo-os de volta à sua terra. Esta é uma imagem poderosa da graça e da fidelidade de Deus, que não abandona seu povo mesmo quando eles se afastam dele.

Além da reunificação física do povo, Deus promete purificar e perdoar suas transgressões. Ele estabelecerá uma aliança eterna com eles, trazendo paz e prosperidade. O texto também aponta para um líder, identificado como "meu servo Davi", que reinará sobre eles, trazendo orientação e unidade.

Essa promessa de restauração e unidade não é apenas para o povo de Israel naquela época, mas também tem implicações mais amplas para todos os povos e para todas as épocas. Ela nos lembra da fidelidade de Deus em nos restaurar e nos perdoar, mesmo quando falhamos. Também nos desafia a buscar a unidade e a paz entre nós, como filhos de um mesmo Deus.

Que possamos nos alegrar na promessa de restauração e unidade em Deus, e que possamos viver de acordo com essa promessa em nossas próprias vidas e em nossas relações com os outros.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário