terça-feira, 5 de março de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 7,23-28 - 07.03.2024




Jeremias 7,23-28 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Jeremias – Assim fala o Senhor: 23. Este foi o mandamento que dei a eles: Escutai a minha voz, então serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; segui todos os caminhos que vos prescrevo, para que seja bem convosco.

24. Mas eles não escutaram, nem prestaram atenção; antes, seguiram suas más inclinações, endureceram a nuca, e fizeram pior do que seus pais.

25. Desde o dia em que saíram do Egito até hoje, tenho insistido em meu apelo, madrugando e clamando: Escutai a minha voz!

26. Mas eles não escutaram, nem me prestaram atenção; antes, foram teimosos e seguiram suas más inclinações, piorando ainda mais do que seus pais.

27. Tu lhes dirás todas essas coisas, mas eles não te escutarão; chamarás por eles, mas não te responderão.

28. Dir-lhes-ás: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, nem aceitou a sua disciplina; a verdade pereceu, foi suprimida de sua boca. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do profeta Jeremias, somos confrontados com a teimosia e a obstinação do povo de Israel em não ouvir a voz de Deus. Deus, em sua misericórdia e amor, deu-lhes mandamentos para seguirem, prometendo ser o seu Deus e trazer bênçãos sobre eles se obedecessem. No entanto, o povo não apenas falhou em obedecer, mas também endureceu seus corações, seguindo suas próprias inclinações e desobedecendo à voz divina.

A persistência de Deus em chamar seu povo para si é evidente ao longo da história de Israel. Desde os tempos do Êxodo até os dias de Jeremias, Ele continuou a enviar profetas e mensageiros, implorando ao povo que voltasse para Ele e abandonasse seus maus caminhos. No entanto, em vez de ouvir e se arrepender, o povo se tornou cada vez mais rebelde, ignorando a voz do Senhor e afastando-se da verdade.

Essa passagem nos lembra da importância da obediência e da disposição para ouvir a voz de Deus em nossas vidas. Às vezes, podemos ficar tão envolvidos com nossos próprios desejos e interesses que negligenciamos a voz de Deus, que está constantemente nos chamando para um relacionamento mais profundo com Ele e para vivermos de acordo com seus mandamentos.

Assim como o povo de Israel, podemos cair na armadilha da teimosia e da desobediência, ignorando as advertências divinas e sofrendo as consequências de nossas escolhas. No entanto, Deus continua a nos chamar, mesmo em nossa rebelião, oferecendo-nos sua graça e perdão se nos voltarmos para Ele de todo o coração.

Que possamos aprender com os erros do povo de Israel e estar dispostos a ouvir a voz de Deus em nossas vidas, seguindo seus caminhos e obedecendo aos seus mandamentos. Que possamos permanecer sensíveis à sua orientação, permitindo que Ele nos guie em todos os aspectos de nossa jornada espiritual. Que a verdade de Deus não seja suprimida de nossas bocas, mas proclamada em nossas palavras e ações, para que possamos glorificá-lo em tudo o que fazemos. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário