sexta-feira, 22 de março de 2024

Primeira Leitura: Isaías 50,4-7 - 24.03.2024




Isaías 50:4-7 (Bíblia de Jerusalém)


4.O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.

5.O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás.

6.Ofereci as costas aos que me feriam, e as faces, aos que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos insultos e cusparadas.

7.Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem, encontramos o "Servo Sofredor" descrito pelo profeta Isaías. Este servo é alguém que foi chamado e equipado por Deus para ministrar palavras de conforto aos aflitos. Ele é despertado a cada manhã para ouvir a voz de Deus e aprender como um discípulo fiel.

O servo é também alguém que aceita a vontade de Deus sem resistência, mesmo diante do sofrimento e da perseguição. Ele oferece voluntariamente suas costas aos que o ferem e suas faces aos que o desonram. Mesmo assim, ele permanece fiel e confiante no auxílio de Deus, mantendo-se firme e impassível diante das adversidades.

Essa descrição do servo sofredor nos lembra a figura de Jesus Cristo, que veio ao mundo para servir e sofrer em nosso lugar. Ele não resistiu à vontade do Pai, mesmo enfrentando a rejeição, o sofrimento e a morte na cruz. Ele confiou plenamente no auxílio de Deus e, por sua obediência, trouxe a redenção e a salvação para toda a humanidade.

Assim como o servo sofredor confiou em Deus em meio ao seu sofrimento, também somos chamados a confiar no auxílio de Deus em nossas próprias vidas. Podemos enfrentar desafios e dificuldades, mas podemos ter certeza de que Deus está conosco, fortalecendo-nos e sustentando-nos em sua graça.

Que possamos seguir o exemplo do servo sofredor e de nosso Senhor Jesus Cristo, confiando na providência e no auxílio de Deus, mesmo nas situações mais difíceis. Que possamos permanecer firmes em nossa fé, sabendo que aquele que nos chamou é fiel para nos capacitar e sustentar até o fim. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário