terça-feira, 5 de março de 2024

Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1.5-9 - 06.03.2024



Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1.5-9 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: 1. "E agora, Israel, ouve as leis e os decretos que vos ensino para os pôr em prática, para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos vai dar.

5. Eis que vos ensinei leis e decretos, como me ordenou o Senhor meu Deus, para que os pratiqueis na terra onde ides entrar para a possuir.

6. Observai-os, pois, cuidadosamente, porque esta será a vossa sabedoria e a vossa prudência aos olhos dos povos, que, ouvindo todas estas leis, dirão: 'Este grande povo é na verdade uma nação sábia e prudente.'

7. Pois, que grande nação há que tenha deuses tão próximos de si como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos?

8. E que grande nação há que tenha leis e decretos tão justos como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?

9. Mas toma cuidado! Guarda bem tua alma, para que não te esqueças das coisas que teus olhos viram, nem as deixes sair do teu coração, por todos os dias de tua vida; antes, ensina-as a teus filhos e aos filhos de teus filhos." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do livro do Deuteronômio, somos lembrados da importância de ouvir e praticar as leis e decretos dados por Deus. Não se trata apenas de um conjunto de regras, mas sim de um caminho para a vida e para a bênção.

Assim como o povo de Israel foi instruído a observar cuidadosamente as leis de Deus, somos chamados a fazer o mesmo em nossas vidas. Ao obedecer aos mandamentos divinos, demonstramos sabedoria e prudência diante dos outros povos.

Além disso, as leis de Deus refletem Sua justiça e proximidade para com Seu povo. Não há outro Deus tão próximo e acessível como o nosso Senhor. Ele nos revelou Sua vontade de forma clara e justa, para nosso bem e para o bem de toda a humanidade.

No entanto, somos advertidos a tomar cuidado para não esquecermos as bênçãos e os ensinamentos de Deus. Devemos guardar essas verdades em nossos corações e transmiti-las de geração em geração. A fidelidade à Palavra de Deus não é apenas para nosso próprio benefício, mas também para o benefício das futuras gerações.

Que possamos, portanto, refletir sobre a importância da obediência e fidelidade aos mandamentos de Deus em nossas vidas. Que busquemos viver de acordo com Sua vontade, para que sejamos reconhecidos como um povo sábio e prudente, e para que as gerações futuras também possam conhecer e seguir o caminho da verdade e da justiça.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário