sábado, 16 de março de 2024

Primeira Leitura: Daniel 13,41-62 - 18.03.2024




Daniel 13,41-62 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da profecia de Daniel – 41."E os dois anciãos, cheios de desejo por ela, e ávidos de se apoderarem dela, levantaram-se contra ela.

42.E disseram: 'Eis que os portões do jardim estão fechados, e ninguém nos vê, e nós ardem de desejo por ti. Por isso, consente conosco, e sê nossa companheira.

43.E se recusares, testemunharemos contra ti, que estava contigo um jovem. Por isso tu enviaste fora tuas servas.'

44.E Susana suspirou e disse: 'Estou cercada por todos os lados; se eu fizer isto, é a morte para mim, e se eu não fizer, não escaparei das vossas mãos.

45.Mas é melhor para mim cair em vossas mãos sem fazer nada, do que pecar diante do Senhor.'

46.E Susana gritou com grande voz, e os dois anciãos gritaram contra ela.

47.E um deles correu e abriu os portões do jardim.

48.E quando os criados da casa ouviram o grito no jardim, precipitaram-se pelo portão da casa para ver o que acontecera.

49.E eles correram pelo portão da casa, e o acenderam, e perguntaram aos anciãos: 'Onde está a vergonha, que vos veio hoje?

50.Eles disseram: 'Eis que nós estamos passeando pelo jardim, e os portões do jardim se fecharam, e ninguém nos vê, e nós ardem de desejo por ela, e por isso nós coabitamos com ela.

51.E nós que estávamos no canto do jardim, vimos este crime, e corremos para eles.

52.Eles não vimos, que tinha aberto os portões do jardim, e estavam correndo.

53.E quando nós entrámos, vimos ela sentada sob uma árvore, e nós fomos a ela, e perguntamos a ela quem era ela.

54.E ela disse-nos: 'Eu sou Susana, filha de Helcias, esposa de Joaquim.'

55.E nós quisemos apoderar-nos dela, e não pudemos, porque os homens estavam na casa.

56.E nós vimos esta testemunha falsa contra ela, e acreditamos nela, e condenamo-la à morte.

57.E nós não pudemos apoderar-nos dela, porque ela era mais forte do que nós, e abrimos os portões do jardim, e fugimos.

58.E nós damos testemunho destas coisas.'

59.E o povo acreditou neles, como se fosse justiça deles, porque eles eram velhos e juízes do povo.

60.E eles condenaram Susana à morte.

61.E ela clamou com grande voz, e disse: 'Deus eterno, que conheces o que é oculto, que conheces todas as coisas antes que elas aconteçam,

62.tu sabes que eles têm dado falso testemunho contra mim; e eis que eu morro, ainda que nada tenha feito daquilo que estes maus disseram contra mim.'" - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A história de Susana nos convida a refletir sobre a importância da integridade e da justiça, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras. Susana, uma mulher justa e temente a Deus, enfrentou a ameaça de falsas acusações e injustiça por parte dos anciãos corruptos.

Sua coragem em resistir à pressão e manter sua integridade moral nos ensina a importância de permanecer fiel aos princípios éticos, mesmo quando confrontados com o mal. Ela confiou em Deus e clamou por sua ajuda, mesmo diante da sentença de morte injusta.

A história de Susana também nos alerta sobre os perigos do preconceito e do julgamento precipitado. O povo acreditou nas acusações falsas dos anciãos simplesmente por causa de sua idade e posição de autoridade, sem questionar a veracidade das alegações.

Portanto, somos desafiados a examinar nossos próprios corações e ações, garantindo que não sejamos levados pela injustiça ou pela maldade. Devemos buscar a verdade e a justiça, seguindo o exemplo de Susana ao confiar em Deus e permanecer firmes em nossos valores, mesmo diante das adversidades. Que possamos ser instrumentos da justiça e da verdade em um mundo muitas vezes marcado pela corrupção e pela opressão.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário