domingo, 31 de março de 2024

Primeira Leitura: Atos 2,14.22-32 - 01.04.2024




 Atos 2,14.22-32 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura dos Atos dos Apóstolos – No dia de Pentecostes,14. Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte, levantou a sua voz e disse-lhes: «Homens da Judeia e todos vós, que habitais em Jerusalém, fique isto bem claro e prestai atenção às minhas palavras.

22. Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem acreditado por Deus junto de vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou por meio dele entre vós, como vós mesmos sabeis.

23. Este homem, que vos foi entregue segundo o desígnio e a presciência de Deus, vós o matastes, pregando-o numa cruz, pelas mãos de ímpios.

24. Deus, porém, ressuscitou-o, livrando-o dos laços da morte, como era impossível que ela o retivesse.

25. Com efeito, David diz a seu respeito: ‘Eu tinha sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita, para que eu não vacile.

26. Por isso se alegrou o meu coração e exultou minha língua e, além disso, minha carne repousará na esperança.

27. Porque não deixarás a minha alma na morada dos mortos, nem permitirás que o teu Santo sofra a corrupção.

28. Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria com a visão de tua face’.

29. Irmãos, seja-me permitido dizer-vos com toda a franqueza, a respeito do patriarca David, que ele morreu e foi sepultado, e o seu sepulcro está entre nós até ao dia de hoje.

30. Mas, sendo profeta, e sabendo que Deus lhe jurara que um dos seus descendentes ocuparia o seu trono,

31. prevendo isto, referiu a ressurreição de Cristo: que ele não foi deixado na morada dos mortos e que a sua carne não sofreria a corrupção.

32. A este Jesus, Deus ressuscitou-o, do que todos nós somos testemunhas. - Palavra do Senhor.

Reflexão:

Neste poderoso trecho das Escrituras, vemos Pedro, cheio do Espírito Santo, proclamando corajosamente a verdade do Evangelho diante da multidão reunida em Jerusalém no dia de Pentecostes. Ele não hesita em confrontar os ouvintes com a realidade do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Pedro começa relembrando o povo do testemunho dos milagres e sinais que Jesus realizou entre eles, evidências inegáveis do poder e da presença de Deus em sua vida. Ele não esconde a responsabilidade compartilhada pelo sofrimento e morte de Jesus, apontando diretamente para o pecado daqueles que o crucificaram.

No entanto, a mensagem de Pedro não é apenas sobre condenação, mas sobre esperança e redenção. Ele cita as palavras do Salmo 16, atribuído a Davi, para mostrar como as Escrituras já profetizavam a ressurreição de Cristo. E Pedro, como testemunha ocular, afirma com confiança que Deus ressuscitou Jesus dos mortos.

Essa passagem nos desafia a refletir sobre nossa própria resposta ao Evangelho. Somos como aqueles que ouvem as palavras de Pedro, confrontados com a verdade da vida, morte e ressurreição de Jesus. Como responderemos a essa mensagem? Será que aceitaremos com fé e arrependimento, ou a rejeitaremos em incredulidade?

Que possamos seguir o exemplo de Pedro, proclamando corajosamente a verdade do Evangelho em nossas vidas e em nosso mundo. Que possamos ser testemunhas vivas da ressurreição de Cristo, levando esperança e redenção a todos aqueles que estão perdidos na escuridão do pecado e da morte. Que o Espírito Santo nos capacite a ser fiéis mensageiros da verdade, hoje e sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Nenhum comentário:

Postar um comentário