segunda-feira, 18 de março de 2024

Primeira Leitura: Daniel 3,14-20.24.49.91-92.95 - 20.03.2024




Daniel 3,14-20.24.49.91-92.95 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da profecia de Daniel – Naqueles dias, 14.Nabucodonosor tomou a palavra e disse-lhes: "É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que vós não serveis aos meus deuses e não adorais a estátua de ouro que erigi?

15.Agora, se estais prontos, logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, da salterinha e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, estais dispostos a prostrar-vos e a adorar a estátua que fiz? Se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos livrará das minhas mãos?"

16.Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: "Não há necessidade de te responder sobre este assunto.

17.Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, poderá livrar-nos da fornalha de fogo ardente e da tua mão, ó rei.

18.E, mesmo que ele não nos livre, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que ergueste."

19.Furioso Nabucodonosor, ordenou que se aquecesse sete vezes mais a fornalha.

20.E deu ordem aos homens mais fortes do seu exército para que atassem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançassem na fornalha de fogo ardente.

24.E esses três homens, Sidrac, Misac e Abdênago, caíram, atados, no meio da fornalha de fogo ardente.

49.E o rei se pôs de pé e ficou espantado, e levantou-se depressa e disse aos seus conselheiros: "Não lançamos três homens atados dentro da fornalha?" Responderam-lhe: "É verdade, ó rei."

91.Então o rei Nabucodonosor ficou assustado e levantou-se depressa, e dirigiu-se aos seus dignitários: "Não lançamos três homens atados dentro do fogo?" Responderam ao rei: "Sim, ó rei."

92.Disse ele: "Mas eu vejo quatro homens, livres, andando no meio do fogo sem sofrerem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao de um filho dos deuses."

95.E o rei Nabucodonosor exclamou: "Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, desobedecendo à ordem do rei e preferindo entregar os seus corpos a não servir nem adorar outro Deus senão o seu Deus! - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A história de Sidrac, Misac e Abdênago nos ensina valiosas lições sobre fé, coragem e confiança em Deus, mesmo diante das adversidades mais extremas. Estes três homens, diante da ameaça de serem lançados em uma fornalha de fogo ardente por se recusarem a adorar os deuses do rei, permaneceram firmes em sua fé no Deus verdadeiro.

Sua resposta ao rei Nabucodonosor é um testemunho notável de confiança em Deus, mesmo em face da morte iminente. Eles afirmaram que, mesmo que Deus não os livrasse da fornalha, ainda assim não adorariam os ídolos do rei. Sua fé era inabalável, e eles estavam dispostos a enfrentar as consequências de sua fidelidade.

No entanto, Deus demonstrou sua poderosa intervenção, protegendo esses homens e até mesmo enviando um anjo para estar com eles na fornalha. A presença de Deus foi evidente, pois não apenas eles não foram queimados, mas também caminharam livremente no fogo, sem sofrer qualquer dano.

Essa história nos lembra que, quando confiamos em Deus e permanecemos fiéis a Ele, mesmo em tempos de provação e perseguição, Ele está conosco. Ele não nos abandona, mas nos sustenta e nos fortalece. Podemos enfrentar os desafios da vida com coragem e fé, sabendo que o Deus a quem servimos é poderoso para nos livrar e nos proteger.

Que a história de Sidrac, Misac e Abdênago nos inspire a permanecer firmes em nossa fé, mesmo diante das dificuldades, confiando plenamente no Deus que nos ama e nos sustenta. Que possamos seguir o exemplo deles, colocando nossa confiança em Deus em todos os momentos, sabendo que Ele é fiel e poderoso para nos livrar.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário