sábado, 23 de março de 2024

Primeira Leitura: Isaías 42,1-7 - 25.03.2024


Isaías 42,1-7 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do livro do profeta Isaías – 1.Eis o meu servo, eu o sustento, meu eleito, de quem tenho predileção.

2.Sobre ele derramei o meu espírito, para que leve o direito às nações.

3.Ele não gritará, nem levantará a voz, não clamará nas ruas.

4.Não quebrará o caniço rachado, não apagará a mecha que ainda fumega; proclamará fielmente o direito.

5.Não desanimará nem esmorecerá, até que tenha estabelecido o direito na terra; e as ilhas esperam a sua doutrina.

6.Eis o que diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, que firmou a terra e tudo o que dela nasce, que dá a respiração aos seus habitantes e o espírito aos que a percorrem:

7."Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te segurei pela mão; eu te formei e te estabeleci como aliança do povo, luz das nações. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do Livro de Isaías, somos introduzidos ao Servo do Senhor, uma figura misteriosa e poderosa, que é sustentada e escolhida por Deus. Este servo é ungido com o Espírito Santo para trazer justiça às nações e proclamar a vontade de Deus sem alarde, sem gritos nas ruas.

A imagem do Servo apresentada por Isaías contrasta com a ideia tradicional de liderança e poder. Ele não é um conquistador militar, não é um rei soberano; ao contrário, sua força está na suavidade, na firmeza e na fidelidade em proclamar o direito. Ele é paciente, não desanimando até que a justiça seja estabelecida.

É importante perceber que o Servo do Senhor não é uma figura isolada, mas está profundamente enraizado na vontade e no poder de Deus. O Senhor o formou, o chamou para a justiça e o estabeleceu como uma aliança para o povo, uma luz para as nações. Essa missão transcende as fronteiras de Israel, abraçando toda a humanidade.

Essa profecia de Isaías ressoa poderosamente em nossas vidas hoje. Somos convidados a refletir sobre o significado de sermos servos do Senhor em um mundo marcado pela injustiça e pelo sofrimento. Assim como o Servo descrito por Isaías, somos chamados a proclamar a justiça com mansidão e firmeza, sem nos desanimarmos diante das adversidades.

Que possamos abrir nossos corações e permitir que o Espírito Santo nos guie em nossa jornada de serviço ao próximo e de testemunho do amor de Deus. Que possamos seguir o exemplo do Servo do Senhor, sendo instrumentos de paz, esperança e reconciliação em um mundo que tanto necessita da luz da verdade e do amor divino. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário