sábado, 16 de março de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 31,31-34 - 17.03.2024




Jeremias 31,31-34 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Jeremias –31 Eis que dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança, 

32 não como a aliança que concluí com seus pais, quando os tomei pela mão para os fazer sair da terra do Egito, aliança que eles quebraram, embora eu fosse seu esposo, diz o Senhor. 

33 Eis a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: Hei de imprimir minha lei no seu íntimo, escrevê-la-ei no seu coração; serei seu Deus, e eles serão meu povo. 

34 Não terão mais de instruir-se mutuamente, diz o Senhor; não terão mais de dizer: "Conhece o Senhor!" Porque todos me conhecerão, dos menores aos maiores, diz o Senhor, quando perdoar suas faltas e não mais se lembrar de seus pecados.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do livro de Jeremias, somos confrontados com a promessa de uma nova aliança entre Deus e Seu povo. Esta nova aliança é diferente da anterior, que foi quebrada pelos antepassados de Israel. Deus promete uma relação renovada e íntima com Seu povo, uma relação que será caracterizada pela presença e pelo conhecimento mútuo.

Essa nova aliança é interna e transformadora. Deus não apenas escreverá Sua lei nos corações de Seu povo, mas também será seu Deus e eles serão Seu povo. Isso significa que a relação entre Deus e Seu povo não será mais baseada em rituais externos ou em um cumprimento superficial da lei, mas sim em uma comunhão profunda e pessoal.

Além disso, essa nova aliança é marcada pelo perdão e pela reconciliação. Deus promete perdoar os pecados de Seu povo e não mais se lembrar de suas transgressões. Isso representa uma restauração completa da relação entre Deus e Seu povo, uma restauração que é possível somente através do perdão divino.

Essa passagem nos desafia a refletir sobre nossa própria relação com Deus. Somos receptores dessa nova aliança, selada pelo sangue de Cristo na cruz. Como membros da nova aliança, somos chamados a permitir que Deus escreva Sua lei em nossos corações e a viver em comunhão íntima com Ele.

Além disso, somos chamados a viver em uma atitude constante de arrependimento e perdão, reconhecendo nossas falhas e recebendo o perdão abundante que Deus nos oferece através de Jesus Cristo.

Que possamos viver cada dia em gratidão por essa nova aliança que Deus estabeleceu conosco, e que possamos responder com amor e fidelidade ao Seu chamado para uma vida transformada pela graça. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário