quinta-feira, 7 de março de 2024

Primeira Leitura: Oseias 6,1-6 - 09.03.2024




Oseias 6,1-6 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da profecia de Oseias –1. "Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de nos curar; ele nos machucou e há de tratar de nossas feridas.

2. Depois de dois dias, nos dará a vida, ao terceiro dia, há de nos ressuscitar e viveremos em sua presença.

3. Conheçamos, esforcemo-nos por conhecer o Senhor; sua aparição é tão certa como a aurora; ele virá para nós como a chuva, como as chuvas de inverno que irrigam a terra.'

4. Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Vossa piedade é como nuvem da manhã, como orvalho matinal que logo se dissipa.

5. Por isso eu os feri pelos profetas, matei-os pelas palavras de minha boca, e minha justiça brilhará como aurora.

6. Porque é amor que eu quero, não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos."

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do livro de Oseias, somos confrontados com a essência do relacionamento entre Deus e seu povo. O profeta convoca Israel ao arrependimento e à reconciliação com o Senhor, após terem se afastado Dele em pecado e idolatria.

Deus anseia pela restauração de Seu povo. Ele os chama a voltar para Ele, prometendo cura e vida após o período de aflição. Essa passagem ressalta a fidelidade de Deus, que, mesmo quando disciplina Seu povo, o faz com o objetivo de restauração e renovação.

No entanto, é importante observar que Deus não busca apenas rituais externos ou sacrifícios vazios. Ele anseia por um relacionamento genuíno, por corações que o conheçam verdadeiramente e o amem de todo o coração. Mais do que meros atos religiosos, Deus deseja uma conexão íntima e pessoal com Seu povo.

Assim, somos chamados a examinar nossas próprias vidas e relacionamentos com Deus. Será que buscamos sinceramente conhecê-Lo e amá-Lo, ou estamos nos contentando com formalidades religiosas vazias? Que possamos responder ao chamado de Deus para o arrependimento e para um relacionamento íntimo e significativo com Ele, baseado no amor e na verdadeira piedade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário