quarta-feira, 20 de março de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 20,10-13 - 22.03.2024




Jeremias 20,10-13 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Jeremias – 10 Ouvi as injúrias de tantos, o terror por toda parte: "Denunciai-o, denunciemo-lo." Todos os que eram meus amigos espreitavam os meus passos: "Quem sabe se ele se deixa enganar? Vamos pegá-lo, e assim o poderemos vingar."

11 Mas o Senhor está comigo, como forte guerreiro; por isso, os meus perseguidores cairão vencidos; não prevalecerão. Serão cobertos de vergonha, pois não prosperarão; sofrerão humilhação eterna, que nunca será esquecida.

12 Senhor dos exércitos, que provas o justo e vês os sentimentos e o coração, permite que eu veja a tua vingança sobre eles, pois a ti confiei a minha causa.

13 Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele livrou a vida do necessitado das mãos dos maus.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


O profeta Jeremias nos apresenta uma imagem vívida de sua situação desafiadora. Ele enfrenta a hostilidade e a traição de seus próprios amigos, que o denunciam e desejam vingança contra ele. No entanto, mesmo diante das ameaças e da perseguição, Jeremias encontra sua força na presença e no apoio do Senhor.

Jeremias expressa confiança na justiça divina, reconhecendo que o Senhor está ao seu lado como um guerreiro poderoso. Ele confia que Deus intervirá em seu favor, trazendo vergonha e derrota para seus perseguidores. Essa confiança não é baseada em sua própria força, mas na certeza da presença e do poder de Deus em sua vida.

Em meio às dificuldades, Jeremias nos ensina a importância da fé inabalável e da confiança no Senhor. Ele nos lembra que, mesmo quando enfrentamos oposição e perseguição, não estamos sozinhos. Deus está conosco, fortalecendo-nos e capacitando-nos a superar os desafios que enfrentamos.

Além disso, Jeremias nos convida a louvar e agradecer ao Senhor, reconhecendo sua fidelidade e seu livramento. Ele nos lembra que, mesmo nas circunstâncias mais adversas, podemos encontrar motivos para louvar a Deus, pois ele é o nosso refúgio e nossa fortaleza.

Que possamos seguir o exemplo de Jeremias, mantendo nossa confiança no Senhor, mesmo diante das provações e tribulações da vida. Que possamos louvar a Deus em todos os momentos, reconhecendo sua bondade e seu poder salvador. Que Ele nos conceda a força e a coragem para enfrentar os desafios da vida com fé e esperança. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário