quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Êxodo 20,1-17 ou 1-3.7-8.12-17 - 03.03.2024




 Êxodo 20,1-17 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do Êxodo – [Naqueles dias, "1. Então Deus pronunciou todas estas palavras.

2. Ele disse: 'Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.

3. Não terás outros deuses além de mim.

4. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou nas águas, debaixo da terra.

5. Não te prostrarás diante delas nem lhes prestarás culto. Porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,

6. e uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

7. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar em vão o seu nome.

8. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.

9. Trabalharás seis dias e farás neles todas as tuas obras.

10. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que vive contigo dentro de tuas portas.

11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou; foi por isso que o Senhor o abençoou e o santificou.

12. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

13. Não matarás.

14. Não cometerás adultério.

15. Não furtarás.

16. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença'." Palavra do Senhor.


Reflexão:


O Decálogo, os Dez Mandamentos, é uma das partes mais fundamentais da lei dada por Deus ao povo de Israel. Ele estabelece princípios morais e éticos essenciais para a vida em comunidade e para a relação do povo com Deus.

No coração destes mandamentos está o chamado à fidelidade a Deus e a uma vida reta diante dele e dos outros. O primeiro mandamento, por exemplo, nos lembra da exclusividade do Senhor em nossas vidas. Não devemos permitir que nada nem ninguém tome o lugar de Deus em nosso coração. Ele é o único digno de nossa adoração e devoção.

Ainda, o mandamento de honrar pai e mãe nos lembra da importância das relações familiares e da responsabilidade para com aqueles que nos deram vida e nos criaram. Este mandamento nos chama a reconhecer e valorizar o papel dos pais em nossa formação e a tratá-los com respeito e dignidade.

Os mandamentos subsequentes abordam questões de justiça, honestidade, pureza e respeito pelos outros. Eles nos orientam a agir com retidão em todas as nossas relações, sejam elas com Deus ou com nossos semelhantes.

Portanto, ao refletirmos sobre os mandamentos dados por Deus ao seu povo, somos desafiados a viver uma vida de integridade e santidade, buscando sempre agradar ao Senhor em tudo o que fazemos. Que possamos permitir que esses mandamentos guiem nossas escolhas e ações, levando-nos a uma vida de obediência e comunhão com Deus e com o próximo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário