Jonas 3,1-10 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da profecia de Jonas – 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez:1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez nestes termos:
2 «Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou comunicar.»
3 Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, três dias eram necessários para a percorrer a pé.
4 Jonas entrou na cidade, percorreu um dia de caminho, proclamando: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.»
5 Os ninivitas acreditaram em Deus: proclamaram um jejum e vestiram-se de saco, desde o mais velho até ao mais novo.
6 A notícia chegou ao rei de Nínive, que se levantou do trono, tirou o manto, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinzas.
7 Mandou então proclamar em Nínive, por decreto do rei e dos seus ministros: «Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada: nem comerão erva, nem beberão água.
8 Homens e animais se cobrirão de saco e clamarão a Deus com toda a força; cada um se converterá do seu mau caminho e da violência que está nas mãos.
9 Quem sabe se Deus não se voltará atrás, não perdoará e não suspenderá o ardor da sua ira, para que não pereçamos?»
10 Vendo Deus as suas obras de conversão e que cada um se convertia do seu mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
A história de Jonas e Nínive nos ensina muitas lições valiosas sobre arrependimento, misericórdia divina e a importância da obediência à vontade de Deus. Jonas, inicialmente relutante em seguir as ordens de Deus, eventualmente obedece e vai a Nínive, proclamando a mensagem de Deus sobre a iminente destruição da cidade.
O que é notável é a resposta dos ninivitas diante dessa mensagem. Eles imediatamente acreditam em Deus, proclamam um jejum e se vestem de saco como sinal de arrependimento. Até o rei de Nínive, ao tomar conhecimento da situação, demonstra humildade e liderança ao se humilhar diante de Deus e ordenar que todos na cidade se arrependam de seus maus caminhos.
Esta passagem ressalta a prontidão do coração humano para responder ao chamado de Deus. Mostra que, mesmo em face da iminente destruição, a misericórdia divina está disponível para aqueles que se voltam para Ele em arrependimento sincero. É um lembrete de que, não importa o quão longe tenhamos nos afastado de Deus, sempre há esperança em Sua misericórdia e perdão, se nos voltarmos para Ele de coração contrito.
Que possamos aprender com a história de Jonas e Nínive, reconhecendo a necessidade contínua de arrependimento em nossas próprias vidas e confiando na infinita misericórdia de Deus para nos perdoar e nos guiar no caminho da justiça e da santidade. Que possamos nos voltar para Ele em humildade e fé, sabendo que Ele sempre nos recebe de braços abertos quando nos aproximamos com um coração sincero.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário