quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 22,1-2.9-13.15-18 - 25.02.2024




Gênesis 22,1-2.9-13.15-18 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do Gênesis – Naqueles dias,1. Depois destes acontecimentos, Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse-lhe: Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!

2. Prosseguiu Deus: Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te indicarei.

9. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe indicara, Abraão levantou um altar e arrumou a lenha. Em seguida, amarrou o filho e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

10. E estendeu a mão, para imolar o filho. 

11. Mas o anjo do Senhor lhe gritou do céu: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!

12. E o anjo lhe disse: Não estendas a mão contra o menino, não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, porque não me recusaste teu filho único.

13. Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres num espinheiro. Foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.

15. O anjo do Senhor chamou Abraão do céu, pela segunda vez, 

16. e lhe disse: Juro por mim mesmo - oráculo do Senhor -, uma vez que agiste assim e não me recusaste o teu filho único,

17. eu te abençoarei e multiplicarei tua descendência como as estrelas do céu e como a areia da praia do mar. Tua descendência ocupará as cidades dos inimigos.

18. Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste.

 - Palavra do Senhor.


Reflexão:


O relato de Abraão e Isaac no monte Moriá é uma das passagens mais comoventes e desafiadoras da Bíblia. Deus testa a fé de Abraão, pedindo-lhe para sacrificar seu filho Isaac, o filho da promessa, sobre um altar. Abraão, com coração pesaroso, obedece ao mandamento de Deus, demonstrando uma fé profunda e inabalável.

Essa história nos confronta com questões profundas sobre a natureza da fé e da obediência a Deus. Abraão enfrenta um dilema angustiante: cumprir a ordem divina ou proteger seu amado filho. Sua disposição para sacrificar Isaac revela sua confiança absoluta em Deus, mesmo diante de circunstâncias aparentemente impossíveis.

No entanto, o desfecho da história oferece uma lição de esperança e redenção. Deus intervém no último momento, fornecendo um cordeiro para ser sacrificado em lugar de Isaac. Essa intervenção divina não apenas preserva a vida de Isaac, mas também confirma a fidelidade de Abraão e estabelece uma aliança duradoura entre Deus e seu povo.

A história de Abraão e Isaac nos lembra que a fé verdadeira muitas vezes exige sacrifícios e testes difíceis. No entanto, também nos assegura que Deus é fiel e provê uma saída quando confiamos nele completamente. É um lembrete de que, mesmo nos momentos mais sombrios de nossa jornada de fé, podemos confiar na bondade e na providência de Deus.

Que possamos seguir o exemplo de Abraão, mantendo nossa fé firme e confiando na promessa de que Deus está conosco em todas as circunstâncias, guiando-nos e sustentando-nos em sua graça. Que possamos encontrar conforto na certeza de que, assim como Deus abençoou Abraão e sua descendência, Ele também nos abençoará e nos conduzirá em seu amor eterno.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário