1 Pedro 5,1-4 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da primeira carta de São Pedro – Caríssimos, 1 Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que há de manifestar-se:
2 Apascentai o rebanho de Deus que vos é confiado, cuidando dele, não por constrangimento, mas de livre vontade, como Deus quer; não por sórdida ganância, mas com dedicação;
3 não como dominadores dos que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho.
4 Assim, quando aparecer o Pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem da Primeira Carta de Pedro, somos lembrados da responsabilidade e da vocação dos líderes da comunidade cristã. Pedro, em sua exortação aos presbíteros, enfatiza que eles não devem exercer seu ministério por obrigação, mas de livre vontade, servindo ao rebanho de Deus com dedicação e desapego material.
O apóstolo destaca que os líderes da comunidade não devem buscar ganhos pessoais ou agir como dominadores, mas devem ser modelos de serviço e humildade. Eles são chamados a apascentar o rebanho de Deus, cuidando dele com amor e zelo, seguindo o exemplo do próprio Cristo, o Pastor supremo.
Essa exortação é relevante não apenas para os líderes eclesiásticos, mas para todos os cristãos, pois cada um de nós é chamado a servir aos outros com amor e dedicação. Devemos lembrar que o verdadeiro líder é aquele que serve, aquele que está disposto a sacrificar-se pelo bem do rebanho.
Assim como os presbíteros receberão a coroa permanente da glória quando Cristo, o Pastor supremo, aparecer, todos nós que servimos a Deus e ao próximo com amor e fidelidade receberemos a recompensa prometida. Que possamos, portanto, seguir o exemplo de Cristo em nosso serviço mútuo, sempre buscando a glória de Deus e o bem do próximo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário