terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Deuteronômio 30,15-20 -15.02.2024




Deuteronômio 30,15-20 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: 15. "Vê: eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça."

16. "Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que hoje te prescrevo, amando o Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar para possuí-la."

17. "Se, porém, o teu coração se desviar, se não quiseres escutar e te deixares arrastar ao erro, proclamo hoje que perecerás sem demora na terra para onde vais passar o Jordão e tomar posse dela."

18. "Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra ti, de que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e tua descendência,"

19. "amando o Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele, pois disto depende a tua vida e a tua longevidade, e assim poderás permanecer na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó."

20. "Eu, Moisés, hoje te proponho a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida, para que vivas tu e tua descendência," - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do Deuteronômio, somos confrontados com a escolha fundamental entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Deus nos concede o livre arbítrio para decidir nosso destino. Ele nos apresenta seus mandamentos e preceitos como o caminho para a vida e a felicidade. No entanto, somos alertados sobre as consequências de nos desviarmos desse caminho, seguindo nossos próprios desejos e ignorando a voz de Deus.

A escolha pela vida implica em amar o Senhor nosso Deus, obedecer à sua vontade e permanecer fiel a Ele. É um compromisso diário de fé e obediência. Deus nos convida a escolher a vida não apenas para nosso próprio benefício, mas também para o bem de nossos descendentes, para que possamos viver em prosperidade e desfrutar da terra que Ele nos prometeu.

Que possamos refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas. Que possamos escolher a vida, comprometendo-nos a seguir os caminhos do Senhor e a viver de acordo com seus preceitos. Que possamos encontrar verdadeira felicidade e bênção ao escolhermos viver em comunhão com Deus. Que Ele nos conceda a graça e a força necessárias para fazer essa escolha todos os dias. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário