terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Primeira Leitura: Juízes 13:2-7.24-25 - 19.12.2024

 


Juízes 13:2-7.24-25 (Vulgata)

2. Fuit autem quidam vir de Saraa, et de stirpe Dan, nomine Manue, habens uxorem sterilem.
2. Havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manoá, cuja esposa era estéril.

3. Cui apparuit angelus Domini, et dixit ad eam: Sterilis es, et absque liberis: sed concipies, et paries filium.
3. Apareceu-lhe o anjo do Senhor e disse: Tu és estéril e não tens filhos, mas conceberás e darás à luz um filho.

4. Cave ergo ne bibas vinum, et siceram, nec manducaveris quidquam immundum.
4. Portanto, toma cuidado para não beber vinho ou bebida forte, nem comer nada impuro.

5. Quoniam ecce concipies, et paries filium: et novacula non ascendet super caput ejus, erit enim puer nazaræus Dei ab infantia sua, et ab utero matris suæ: et ipse incipiet liberare Israël de manu Philisthinorum.
5. Pois conceberás e darás à luz um filho, e lâmina não tocará sua cabeça, porque o menino será nazireu de Deus desde o ventre materno, e ele começará a libertar Israel das mãos dos filisteus.

6. Quæ cum venisset ad virum suum, dixit ei: Vir Dei venit ad me, habens vultum angelicum, terribilis nimis: non interrogavi eum unde esset, nec ipse nomen suum dixit mihi.
6. Quando ela foi contar ao seu marido, disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era como a de um anjo, muito terrível. Não lhe perguntei de onde vinha, nem ele me revelou seu nome.

7. Et ait mihi: Ecce concipies, et paries filium: cave ne bibas vinum, et siceram, et ne manduces quidquam immundum: erit enim puer nazaræus Dei ab infantia sua, et ex utero matris usque ad diem mortis suæ.
7. E ele me disse: Eis que conceberás e darás à luz um filho. Não bebas vinho ou bebida forte, nem comas nada impuro, porque o menino será nazireu de Deus desde o ventre materno até o dia de sua morte.

24. Peperit itaque filium, et vocavit nomen ejus Samson: crevitque puer, et benedixit ei Dominus.
24. E ela deu à luz um filho e chamou-o Sansão. O menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

25. Cœpitque spiritus Domini esse cum eo in castris Dan inter Saraa et Esthaol.
25. E o espírito do Senhor começou a movê-lo em Maané-Dã, entre Saraá e Estaol.


Reflexão

A história de Sansão nasce do impossível: uma mulher estéril torna-se mãe, sinal de que Deus age além dos limites naturais e humanos. Neste relato, percebemos como o divino toca a fragilidade humana para transformá-la em força. O anjo anuncia que o menino será nazireu, consagrado a Deus, portador de uma missão específica: iniciar a libertação de Israel das mãos opressoras.

Essa narrativa nos ensina que cada vida tem um propósito, e nossa missão começa mesmo antes de nascermos. Somos chamados a participar do plano divino, a sermos instrumentos de transformação na realidade que nos cerca. Como a mãe de Sansão, devemos cuidar da santidade daquilo que é gerado em nós: sonhos, vocações, projetos. É preciso vigilância e pureza de coração para que a graça se manifeste plenamente.

Na vida de Sansão, vemos que o Espírito de Deus o conduz e o inspira, fortalecendo-o para cumprir sua missão. O Espírito continua a agir hoje, impulsionando-nos a vencer os "filisteus" de nosso tempo: a indiferença, o egoísmo, a injustiça. Deus sempre suscita vocações em meio ao deserto, mostrando que não estamos abandonados, mas acompanhados pelo dinamismo de Sua presença. A fecundidade divina irrompe onde antes havia esterilidade, e nossa vida, consagrada a Ele, torna-se sinal da esperança que não decepciona.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário