Isaías 30:19-21.23-26 (Vulgata)
30,19 Populus enim Sion habitabit in Jerusalem: plorans nequaquam plorabis: miserans miserebitur tui; ad vocem clamoris tui statim ut audierit, respondebit tibi.
Pois o povo de Sião habitará em Jerusalém: tu não chorarás mais; Ele terá piedade de ti; ao som do teu clamor, logo que Ele te ouvir, te responderá.
30,20 Et dabit tibi Dominus panem arctum, et aquam brevem: et non faciet avolare a te ultra doctorem tuum, et erunt oculi tui videntes præceptorem tuum.
E o Senhor te dará pão de angústia e água de aflição; mas não afastará de ti o teu mestre, e teus olhos verão o teu guia.
30,21 Et aures tuæ audient verbum post tergum monentis: Hæc via, ambulate in ea; et non declinetis neque ad dexteram, neque ad sinistram.
E teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai por ele, sem te desviares nem para a direita nem para a esquerda.
30,23 Et dabitur pluviam semini tuo, ubicumque seminaveris in terra, et panis frugum terræ erit uberrimus et pinguis: pasceris in possessione tua in crassitudine et latitudine.
E será dada chuva à tua semente, onde quer que semeares na terra, e o pão das colheitas da terra será abundante e rico; e pastareis em tua herança com fartura e largura.
30,24 Et boves tui, et pulli asinorum, qui operantur terram, commixtum migma comedent sicut in area ventilatum est.
E os teus bois e os jumentos que trabalham na terra comerão uma forragem salgada, limpa com a pá e o batedor.
30,25 Et erunt super omnem montem excelsum, et super omnem collem elevatum, rivi currentium aquarum in die interfectionis multorum, cum ceciderint turres.
E em todo monte alto e em toda colina elevada haverá rios de águas correntes no dia do grande massacre, quando as torres caírem.
30,26 Et erit lux lunæ sicut lux solis, et lux solis erit septempliciter sicut lux septem dierum, in die qua alligaverit Dominus vulnus populi sui, et percussuram plagæ ejus sanaverit.
E a luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol será sete vezes mais brilhante, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor atar a ferida do seu povo e curar o golpe da sua chaga.
Reflexão
Esta leitura revela a promessa divina de restauração, onde o sofrimento é transformado em plenitude. O "caminho" que a voz indica aponta para uma direção cósmica: a evolução da humanidade guiada pela luz de Deus, unificando a criação na harmonia. A visão do pão abundante e da luz sete vezes mais brilhante simboliza a transcendência de toda limitação humana. Deus, ao curar as feridas do povo, não apenas restaura, mas eleva a condição humana, integrando-a ao propósito eterno. Assim, somos chamados a ouvir a voz divina, caminhar em sua direção e participar dessa obra restauradora, vivendo como agentes de esperança no mundo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário