Atos 15,7-21 na Bíblia de Jerusalém:
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, "7 Após muita discussão, Pedro levantou-se e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca ouvissem os pagãos a palavra do Evangelho e acreditassem.
8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como também a nós.
9 Sem fazer distinção entre nós e eles, purificou-lhes os corações mediante a fé.
10 Por que, então, tentais agora a Deus, impondo aos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam carregar, nem nós?
11 Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que cremos ser salvos, exatamente como eles. 12 Então, toda a assembleia calou-se e puseram-se a escutar a Barnabé e a Paulo, que narravam todos os sinais e prodígios que Deus realizara por meio deles entre os pagãos.
13 Terminadas que foram estas narrativas, Tiago tomou a palavra, dizendo: Irmãos, ouvi-me!
14 Simão acabou de nos contar como, desde o começo, Deus interveio para escolher um povo dentre os pagãos, a fim de que o seu nome fosse invocado por eles.
15 E a isso concordam as palavras dos profetas, como está escrito:
16 Depois disso, eu voltarei e reerguerei a casa de Davi, que está caída; reconstruirei as suas ruínas e a levantarei de novo,
17 para que o resto dos homens busque o Senhor, mesmo entre todos os pagãos, sobre os quais foi invocado o meu nome, diz o Senhor, que realiza estas coisas,
18 conhecidas desde toda a eternidade.
19 Por isso, entendo que não se deve criar dificuldades aos que, dentre os pagãos, estão voltando para Deus.
20 Que lhes escrevamos apenas que se abstenham de alimentos sacrificados aos ídolos, da impureza, das carnes sufocadas e do sangue.
21 Pois, desde os tempos antigos, Moisés tem em cada cidade quem o proclame na sinagoga, onde é lido todos os sábados." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem de Atos dos Apóstolos, testemunhamos um momento crucial na história da igreja primitiva. Pedro, Paulo, Barnabé e Tiago estão no centro de uma discussão sobre a inclusão dos gentios na comunidade cristã. Pedro, com sua autoridade apostólica, relembra como Deus escolheu usá-lo para levar o Evangelho aos gentios e como o Espírito Santo foi derramado sobre eles, sem distinção.
Tiago, por sua vez, apoia essa visão ao citar profecias do Antigo Testamento que previam a inclusão dos gentios no plano de Deus. A conclusão é uma decisão de não sobrecarregar os gentios convertidos com exigências judaicas desnecessárias, mas apenas instruí-los a evitar práticas associadas à idolatria e impureza.
Essa passagem nos lembra da importância da graça de Deus e da universalidade do Evangelho. Ela nos desafia a superar preconceitos e barreiras culturais para abraçar a diversidade e a inclusão na comunidade cristã. Assim, somos chamados a seguir o exemplo dos apóstolos, acolhendo a todos com amor e aceitação, como membros igualmente amados do corpo de Cristo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia