Atos 14:5-18 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, em Icônio, 5. "Na cidade de Icônio, os judeus, de mãos dadas com os pagãos, tramaram um motim para os ultrajar e apedrejar.
6. Tendo tomado conhecimento disso, fugiram para as cidades de Licaônia, Lístres e Derbe e arredores,
7. onde continuaram a anunciar a Boa Nova.
8. Ora, havia em Lístres um homem que estava sentado, paralítico das pernas e que nunca tinha andado, pois era aleijado de nascença.
9. Esse homem ouviu Paulo falar. Fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,
10. disse-lhe com voz forte: 'Levanta-te direito sobre os teus pés.' Ele deu um salto e pôs-se a andar.
11. Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão começou a gritar, em língua licaônica: 'Os deuses desceram entre nós, revestidos de forma humana.'
12. Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era ele quem falava.
13. O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava situado diante da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas, e, junto com o povo, queria oferecer-lhes sacrifícios.
14. Ao tomarem conhecimento disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram suas vestes e precipitaram-se para o meio da multidão, clamando:
15. 'Homens, que estais fazendo? Nós também somos homens humanos, como vós; e vos estamos anunciando que vos convertais dessas coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe.
16. Nas gerações passadas, ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos;
17. apesar disso, nunca deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo-vos de alimento e de alegria.'
18. A essas palavras, com grande dificuldade, conseguiram impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Esta passagem de Atos nos apresenta um episódio marcante na jornada missionária de Paulo e Barnabé. Enquanto anunciavam o Evangelho em Lístres, deparam-se com um homem paralítico desde o nascimento. A fé desse homem impressiona Paulo, que, por meio da autoridade concedida por Deus, o cura. No entanto, ao invés de glorificarem a Deus, a multidão local interpreta o milagre à sua maneira, considerando Paulo e Barnabé como deuses encarnados.
A reação da multidão revela a propensão humana para idolatrar o que não compreende plenamente. Paulo e Barnabé, conscientes de que são apenas instrumentos nas mãos do Deus vivo, rejeitam a adoração e proclamam a verdade do Evangelho. Eles apontam para o Deus que fez os céus e a terra, aquele que, apesar da rebeldia da humanidade, continuou a testemunhar seu amor e providência por meio de suas obras.
Essa narrativa nos desafia a refletir sobre como percebemos e respondemos às intervenções divinas em nossas vidas. Devemos reconhecer que todas as bênçãos e milagres vêm de Deus, e que Ele merece toda a glória e adoração. Além disso, somos chamados a imitar a humildade e a coragem de Paulo e Barnabé, proclamando a verdade do Evangelho mesmo diante da oposição e da incompreensão.
Que possamos sempre reconhecer e glorificar o Deus vivo em todas as circunstâncias de nossas vidas, testemunhando o Seu amor e graça a todos ao nosso redor.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário