segunda-feira, 15 de abril de 2024

Primeira Leitura: Atos 8,26-40 - 18.04.2024


 Atos 8,26-40 (Bíblia de Jerusalém)


26 - "Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: 'Levanta-te e vai para o sul, pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza. É deserta e está ali um homem da Etiópia, eunuco, ministro de Candace, rainha dos etíopes, e administrador de todo o seu tesouro. Ele viera a Jerusalém para adorar."

27 - "Estava de regresso, sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías."

28 - "E o Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te, e une-te a esse carro.'"

29 - "Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: 'Compreendes o que lês?'"

30 - "Ele respondeu: 'Como posso compreender se ninguém me explica?' E convidou Filipe a subir e a sentar-se ao seu lado."

31 - "O trecho da Escritura que ele estava lendo era este: 'Ele foi conduzido como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro diante do tosquiador, ele ficou mudo, sem abrir a boca.'"

32 - "Na sua humilhação, lhe negaram a justiça; quem contará a sua posteridade? Pois sua vida foi tirada da terra."

33 - "O eunuco disse a Filipe: 'Peço-te, de quem o profeta está dizendo isto? De si mesmo ou de outro?'"

34 - "Então Filipe tomou a palavra e, partindo desse texto da Escritura, anunciou-lhe Jesus."

35 - "Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água, e o eunuco disse: 'Aqui há água. Que me impede de ser batizado?'"

36 - "Filipe respondeu: 'Se crês de todo o coração, podes.' Ele respondeu: 'Creio que Jesus Cristo é Filho de Deus.'"

37 - "Mandou parar o carro, desceram ambos à água e Filipe batizou o eunuco."

38 - "Depois que saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e continuou sua viagem cheio de alegria."

39 - "Filipe apareceu em Azoto e, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia."

40 - "Enquanto isso, Saulo respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Dirigiu-se ao sumo sacerdote."  Palavra do Senhor.


Reflexão:


O relato de Atos 8:26-40 nos apresenta a narrativa poderosa do encontro entre Filipe e o eunuco etíope, destacando a orientação divina, a proclamação do Evangelho e o batismo como expressões da obra do Espírito Santo na vida dos crentes.

Este encontro não foi fruto do acaso, mas sim uma designação divina. Um anjo do Senhor conduziu Filipe ao encontro do eunuco, demonstrando a providência de Deus em guiar Seus servos para os lugares e pessoas específicas onde Sua mensagem precisa ser proclamada.

A disposição de Filipe em obedecer ao chamado divino e se unir ao eunuco é um exemplo de prontidão e sensibilidade à voz do Espírito Santo. Ao se aproximar do eunuco e interpretar as Escrituras, Filipe revela a Jesus como o cumprimento das profecias, apontando-o como o Salvador prometido.

O momento do batismo do eunuco simboliza sua fé pessoal em Jesus Cristo e sua aceitação na comunidade dos crentes. É um testemunho público de sua identificação com Cristo e sua decisão de seguir o caminho da salvação.

A narrativa encerra com a ação miraculosa do Espírito Santo, arrebatando Filipe e permitindo que ele continue sua missão de evangelização em outros lugares. Enquanto isso, vemos Saulo (que mais tarde se tornaria o apóstolo Paulo) se destacando como um perseguidor dos discípulos do Senhor, evidenciando a oposição que o Evangelho muitas vezes enfrenta.

Esta passagem nos desafia a refletir sobre nossa própria prontidão em obedecer ao chamado de Deus, proclamar o Evangelho com ousadia e receber os que creem em Cristo através do batismo. Que possamos ser instrumentos dóceis nas mãos de Deus, guiados pelo Espírito Santo, para que o nome de Jesus seja glorificado em toda a terra.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário