Primeira Leitura de Atos 3,11-26 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias,
11. Como ele não largava Pedro e João, todo o povo, estupefato, correu para junto deles no pórtico chamado de Salomão.
12. Vendo isso, Pedro dirigiu-se ao povo: "Homens de Israel, por que vos surpreendeis com isso? Por que olhais para nós como se tivéssemos feito este homem andar com o nosso próprio poder e santidade?
13. O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou o seu servo Jesus, a quem vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, quando ele tinha decidido soltá-lo.
14. Vós negastes o Santo e o Justo e pedistes como favor a libertação de um homicida.
15. Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas.
16. E, pela fé no nome de Jesus, este nome que o curou diante de vós, esse homem que vedes e conheceis foi curado. A fé que vem por Jesus lhe deu esta saúde perfeita, diante de todos vós.
17. Agora, irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como também os vossos chefes.
18. Mas Deus cumpriu desse modo o que já tinha predito por todos os profetas: que o seu Cristo havia de sofrer.
19. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados,
20. a fim de que, da parte do Senhor, venham tempos de alívio e que envie ele Jesus, vosso Cristo, predestinado para vós.
21. É necessário que o céu o receba, até aos tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou por boca dos seus santos profetas desde tempos antigos.
22. Moisés, na verdade, disse: 'O Senhor, vosso Deus, suscitar-vos-á um profeta como eu, dentre os vossos irmãos: a ele ouvireis em tudo o que vos disser.
23. Todo aquele que não ouvir esse profeta será exterminado do meio do povo'.
24. E todos os profetas, a começar com Samuel e com os que vieram depois, falaram também dos dias em que vós estais.
25. Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus concluiu com vossos pais, quando disse a Abraão: 'Por tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra'.
26. Deus, tendo ressuscitado o seu servo, enviou-o em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, convertendo cada um de vós das vossas iniquidades". - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem, vemos Pedro testemunhando diante do povo, após um milagre realizado em nome de Jesus. Ele não atribui a cura ao seu próprio poder, mas aponta para Jesus como o verdadeiro autor do milagre. Pedro destaca a ignorância dos ouvintes em relação ao papel de Jesus como o Messias, aquele que veio para trazer redenção e perdão de pecados.
A mensagem central de Pedro é o chamado ao arrependimento e à conversão. Ele enfatiza que, apesar dos erros cometidos, há esperança através do perdão que vem por meio de Jesus Cristo. Pedro lembra ao povo das profecias que foram cumpridas em Jesus, desde Moisés até os profetas mais recentes. Ele os exorta a ouvirem a mensagem de Jesus, pois é somente através dele que encontram a salvação.
Essa passagem nos lembra da importância de reconhecermos nossas próprias limitações e pecados, e de nos voltarmos para Jesus em arrependimento. Também nos desafia a proclamar a mensagem do evangelho com coragem e convicção, convidando outros a se voltarem para Cristo para encontrar perdão e vida eterna. Que possamos seguir o exemplo de Pedro, sendo fiéis testemunhas do poder transformador de Jesus Cristo em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário