Gênesis 49:2.8-10 (Vulgata)
-
Congregate, et audite, filii Iacob, audite Israel patrem vestrum.
Reuni-vos, e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai. -
Iuda, te laudabunt fratres tui: manus tuae in cervicibus inimicorum tuorum, adorabunt te filii patris tui.
Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a nuca dos teus inimigos, e diante de ti se inclinarão os filhos de teu pai. -
Iuda leo rugiens, ex transitu, fili mi, ascendisti; incurvatus es, dormisti quasi leo et quasi catulus leonis: quis suscitabit eum?
Judá, leão rugindo, tu subiste da presa, filho meu; te inclinaste, dormiste como leão e como leãozinho: quem o despertará? -
Non auferetur sceptrum de Iuda et dux de inter femora eius, donec veniat, cuius est, et ipse erit exspectatio gentium.
O cetro não se apartará de Judá, nem o legislador de entre seus pés, até que venha aquele a quem pertence, e a ele será a espera das nações.
Reflexão
A bênção de Jacó a seus filhos, especialmente a Judá, apresenta uma visão cósmica da evolução espiritual e histórica. Judá, simbolizando o "leão rugiente," é colocado no centro do plano divino, como a linhagem através da qual a promessa de redenção será cumprida. O cetro que não se apartará de Judá até que venha aquele a quem pertence é uma metáfora profunda do processo de evolução, onde a história humana se dirige para um ponto de convergência, um centro que trará unidade a todas as coisas. Essa visão nos convida a perceber que a nossa jornada pessoal e coletiva é guiada por um destino transcendente, onde o divino e o humano se encontram. Em nosso tempo, somos chamados a entender que o progresso espiritual e a verdadeira transformação humana não são apenas questões individuais, mas cósmicas, que envolvem toda a criação.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário