1 João 1:1-4 (Vulgata)
1 Quod fuit ab initio, quod audivimus, quod vidimus oculis nostris, quod perspeximus, et manus nostrae tractaverunt de verbo vitae,
Aquilo que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram do Verbo da vida,
2 et vita manifestata est, et vidimus et testamur et annuntiamus vobis vitam aeternam, quae erat apud Patrem et apparuit nobis:
e a vida foi manifestada, e nós a vimos, e damos testemunho, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e que nos apareceu.
3 quod vidimus et audivimus, annuntiamus et vobis, ut et vos societatem habeatis nobiscum, et societas nostra sit cum Patre et cum Filio eius Iesu Christo.
O que vimos e ouvimos, anunciamos também a vós, para que vós também tenhais comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
4 Et haec scribimus nos, ut gaudium nostrum sit plenum.
Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja pleno.
Reflexão:
Nesta leitura, o apóstolo João testemunha a experiência do Verbo encarnado como realidade concreta, vivida e palpável. Ele apresenta o mistério da vida eterna não como um conceito distante, mas como uma presença que transforma aqueles que a encontram. Essa comunhão com Deus Pai e com Jesus Cristo aponta para a plenitude da existência, revelando que a verdadeira alegria brota da unidade com o Divino.
Nos dias de hoje, somos convidados a participar dessa comunhão através de nossa abertura ao que transcende. Assim como João, somos chamados a testemunhar a vida que vimos, ouvimos e experimentamos no íntimo do coração. Essa comunhão une a humanidade em torno do amor eterno e faz da história não apenas um caminho de sobrevivência, mas uma jornada de plenitude e sentido rumo à eternidade.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário