sábado, 4 de janeiro de 2025

Primeira Leitura: Isaías 60:1-6 - 05.01.2025

 


Isaías 60:1-6 (Vulgata)

1 Surge, illuminare, Jerusalem, quia venit lumen tuum, et gloria Domini super te orta est.
1 Levanta-te, resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti.

2 Quia ecce tenebrae operient terram, et caligo populos; super te autem orietur Dominus, et gloria eius in te videbitur.
2 Porque eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o Senhor nascerá, e sua glória será vista em ti.

3 Et ambulabunt gentes in lumine tuo, et reges in splendore ortus tui.
3 As nações caminharão na tua luz, e os reis, no resplendor do teu nascimento.

4 Leva in circuitu oculos tuos, et vide: omnes isti congregati sunt, venerunt tibi; filii tui de longe venient, et filiae tuae de latere surgent.
4 Levanta os teus olhos ao redor e vê: todos eles se reúnem e vêm a ti; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas serão carregadas ao teu lado.

5 Tunc videbis, et afflues, et mirabitur et dilatabitur cor tuum, quando conversa fuerit ad te multitudo maris, fortitudo gentium venerit tibi.
5 Então verás e serás radiante; teu coração se maravilhará e se dilatará, quando a abundância do mar se converter a ti, e as riquezas das nações vierem a ti.

6 Inundatio camelorum operiet te, dromedarii Madian et Epha; omnes de Saba venient, aurum et thus deferentes, et laudem Domino annunciantes.
6 Uma multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Madiã e Efa; todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso, e proclamando os louvores do Senhor.


Reflexão:

Esta leitura é um convite para percebermos que a luz divina não é um privilégio, mas uma vocação para transformar o mundo. A glória de Deus que irrompe sobre Jerusalém simboliza a plenitude que cada alma é chamada a refletir, uma irradiação que atrai e unifica. Nos dias atuais, cobertos pelas trevas do individualismo e das crises, a profecia nos chama a ser luz. Essa luz não é apenas um brilho passageiro, mas uma força que transforma a escuridão em oportunidade para a verdade emergir. Somos, como Jerusalém, chamados a ser o ponto de convergência onde todas as nações e riquezas espirituais encontram sentido. Assim, ao levantarmos os olhos para contemplar a luz divina, descobrimos que a verdadeira plenitude está em sermos canais dessa luz, iluminando com unidade, justiça e paz todos os caminhos da humanidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário