Apocalipse 15,1-4 (Vulgata)
1 Et vidi aliud signum in cælo magnum et mirabile: angelos septem habentes septem plagas novissimas, quoniam in ipsis consummata est ira Dei.
1 E vi outro sinal no céu, grande e admirável: sete anjos com as sete últimas pragas, pois nelas se consumou a ira de Deus.
2 Et vidi tamquam mare vitreum mixtum igne, et eos qui vicerunt bestiam, et imaginem ejus, et numerum nominis ejus, stantes super mare vitreum, habentes citharas Dei:
2 E vi algo como um mar de vidro misturado com fogo, e os que venceram a besta, a sua imagem e o número do seu nome, de pé sobre o mar de vidro, com as cítaras de Deus.
3 Et cantant canticum Moysi servi Dei, et canticum Agni, dicentes: Magna et mirabilia opera tua, Domine Deus omnipotens: justæ et veræ viæ tuæ, Rex sæculorum.
3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos.
4 Quis non timebit te, Domine, et magnificabit nomen tuum? quia solus sanctus es: quoniam omnes gentes venient, et adorabunt in conspectu tuo, quoniam judicia tua manifestata sunt.
4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo. Todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus juízos foram manifestados.
Reflexão
O mar de vidro, misturado com fogo, reflete a tensão entre a purificação e a glória, onde a humanidade, ao vencer as forças que a afastam de Deus, participa do canto cósmico da redenção. As sete últimas pragas simbolizam o fim de uma era de desordem, revelando o triunfo da justiça divina. Este texto não descreve apenas um juízo futuro, mas aponta para a transformação do mundo em sua plenitude, onde toda a criação reconhecerá a santidade de Deus. É um convite a contemplar a unidade entre a história humana e o plano eterno, em que cada ato de fidelidade ecoa na harmonia do cosmos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário