sábado, 23 de novembro de 2024

Primeira Leitura: Apocalipse 14:1-5 - 25.11.2024


Apocalipse 14:1-5 (Vulgata)


1. Et vidi: et ecce Agnus stabat supra montem Sion, et cum eo centum quadraginta quattuor milia habentes nomen eius, et nomen Patris eius scriptum in frontibus suis.  

1. E eu vi: o Cordeiro estava sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo o nome dele e o nome de seu Pai escrito em suas testas.  


2. Et audivi vocem de caelo tamquam vocem aquarum multarum, et tamquam vocem tonitrui magni; et vox, quam audivi, sicut citharoedorum citharizantium in citharis suis.  

2. E ouvi uma voz do céu, como o som de muitas águas e como o som de um grande trovão; a voz que ouvi era como a dos harpistas tocando suas harpas.  


3. Et cantabant quasi canticum novum ante thronum et ante quattuor animalia et seniores; et nemo poterat dicere canticum illud nisi centum quadraginta quattuor milia, qui empti sunt de terra.  

3. E cantavam como que um cântico novo diante do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra.  


4. Hi sunt, qui cum mulieribus non sunt coinquinati; virgines enim sunt. Hi sequuntur Agnum, quocumque ierit. Hi empti sunt ex hominibus primitiae Deo et Agno.  

4. Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são castos. Estes seguem o Cordeiro aonde quer que vá. Foram resgatados dentre os homens como primícias para Deus e para o Cordeiro.  


5. Et in ore eorum non est inventum mendacium: sine macula sunt.  

5. E em suas bocas não foi encontrado engano; são irrepreensíveis.  


Reflexão:

A visão do Cordeiro no monte Sião e dos cento e quarenta e quatro mil é um convite à comunhão plena com o eterno. Estes eleitos representam aqueles que, com pureza de coração e fidelidade absoluta, se tornam instrumentos de uma nova criação. O cântico novo é a expressão da alma transformada, que participa da harmonia universal do divino. Nesse movimento de união, o Cordeiro é o guia que nos conduz, passo a passo, para além do transitório, em direção ao cumprimento do propósito eterno. Somos chamados a nos integrar a essa marcha, vivendo com autenticidade, pureza e a esperança de que o Reino se manifesta em cada gesto de fidelidade e amor verdadeiro.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário