1 Reis 3,4-13 (Bíblia de Jerusalém):
Leitura do primeiro livro dos Reis – Naqueles dias, 4 O rei foi a Gabaon para oferecer sacrifícios, porque era o principal dos altares. Mil holocaustos ofereceu Salomão naquele altar.
5 Em Gabaon, o Senhor apareceu de noite a Salomão em sonhos, e Deus lhe disse: "Pede o que quiseres que eu te dê".
6 Salomão respondeu: "Tu usaste de grande amor para com teu servo Davi, meu pai, porque ele caminhou diante de ti com verdade, justiça e reto coração para contigo; e tu lhe conservaste este grande amor, dando-lhe um filho que, hoje, está sentado no seu trono.
7 Agora, Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai; mas eu sou ainda muito jovem e não sei como governar.
8 Teu servo está no meio do teu povo, que escolheste, um povo numeroso, que não se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 Dá, pois, ao teu servo um coração dócil para julgar o teu povo, para discernir entre o bem e o mal, pois quem poderia julgar este povo tão numeroso?"
10 Agradou esta resposta ao Senhor, porque Salomão pedira um coração dócil.
11 E Deus lhe disse: "Já que pediste isso e não uma longa vida, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas sim discernimento para fazer justiça,
12 vou satisfazer ao teu pedido. Dou-te um coração tão sábio e inteligente que a ti antes de ti não houve teu igual, nem haverá depois de ti."
13 E até o que não pediste eu to dou: riqueza e glória, a ponto de não teres igual entre os reis, durante toda a tua vida. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem, encontramos Salomão, o jovem rei de Israel, diante de uma escolha divina. Ao invés de buscar riquezas ou poder, ele humildemente pede um coração dócil e discernimento para governar o povo escolhido por Deus. Essa sábia decisão revela a prioridade de Salomão em buscar a orientação divina para a responsabilidade que recai sobre seus ombros.
A resposta de Salomão destaca a importância de reconhecermos nossa dependência de Deus, especialmente em momentos de liderança e tomada de decisões. Ele reconhece a fidelidade passada de Deus a seu pai Davi e, com humildade, pede a sabedoria necessária para liderar o povo de Deus de maneira justa e eficaz.
Agradado com a escolha de Salomão, Deus não apenas concede sabedoria, mas também enriquece o rei com riqueza e glória. Isso ressalta a generosidade divina quando buscamos primeiro o Reino de Deus e Sua justiça.
Para nós, a história de Salomão nos desafia a priorizar a sabedoria divina em nossas vidas, em vez de buscar apenas realizações materiais. Ao confiarmos em Deus e buscarmos Sua orientação, somos enriquecidos de maneiras que vão além de nossas expectativas, pois Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário