Gênesis 9,8-15 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura do livro do Gênesis – 8. Deus disse a Noé e a seus filhos:
9. "Eis que estabeleço a minha aliança convosco e com vossa descendência,
10. e com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os que saíram da arca, todos os seres da terra.
11. Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais criatura alguma será exterminada pelas águas do dilúvio, nem haverá outro dilúvio para devastar a terra".
12. E Deus disse: "Este é o sinal da aliança que instituo entre mim e vós e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras:
13. coloco o meu arco nas nuvens, como sinal da aliança entre mim e a terra.
14. Quando eu cobrir de nuvens a terra, aparecerá o arco nas nuvens;
15. e então me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todos os seres vivos, e nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para exterminar todos os seres vivos". - Palavra do Senhor.
Reflexão:
A leitura de Gênesis 9,8-15 nos apresenta a aliança que Deus estabeleceu com Noé e toda a humanidade após o dilúvio. É uma aliança de misericórdia, graça e promessa. Deus, em sua infinita bondade, decide não mais destruir toda a vida através de um dilúvio. Ele se compromete com a preservação da vida e da criação.
O sinal dessa aliança é o arco-íris, um lembrete visível da promessa divina. Cada vez que vemos um arco-íris no céu, somos convidados a lembrar do amor e da fidelidade de Deus para com sua criação. É um símbolo de esperança, de renovação e de que as promessas de Deus são verdadeiras e confiáveis.
Essa aliança não se limita apenas a Noé e seus descendentes, mas inclui todas as criaturas vivas, toda a terra. É uma aliança universal, que abrange toda a humanidade e toda a criação. Nosso papel como seres humanos é viver em harmonia com essa aliança, cuidando da criação e uns dos outros, honrando a promessa de Deus de preservar a vida.
Que possamos, ao contemplar o arco-íris nos céus, renovar nossa fé na fidelidade de Deus e nos comprometer com a preservação da vida e da criação. Que possamos ser testemunhas vivas da aliança de Deus, espalhando amor, esperança e cuidado por onde quer que vamos. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário