Isaías 42,1-4.6-7 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura do livro do profeta Isaías – Assim fala o Senhor: "1 Eis meu servo, eu o recebo; meu eleito, em quem minha alma tem prazer. Coloquei meu espírito sobre ele, ele trará justiça às nações.
2 Não gritará, nem clamará, nem fará ouvir sua voz nas ruas.
3 Não quebrará a cana rachada, nem apagará a mecha que ainda fumega; com verdade fará justiça.
4 Não esmorecerá, nem desanimará, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países longínquos esperam seus ensinamentos.
6 Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te segurei pela mão; eu te formei e te destinei para ser a aliança do povo e a luz das nações,
7 para abrir os olhos dos cegos, para tirar os prisioneiros da prisão e livrar da prisão os que vivem nas trevas." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem de Isaías, contemplamos uma profecia que ecoa através dos séculos, revelando o Messias como "meu servo", o escolhido e amado de Deus. O Espírito Santo repousa sobre Ele, capacitando-O para trazer justiça às nações.
Notamos a modéstia e a humildade desse servo. Ele não se impõe com gritos ou ostentações, mas sua missão é clara: estabelecer a justiça com mansidão. Ele não quebrará a cana rachada nem apagará a mecha fumegante, indicando seu cuidado amoroso até mesmo pelos mais frágeis e desanimados.
A promessa de não esmorecer até que a justiça seja estabelecida revela a perseverança divina. Deus é fiel, e Sua justiça será manifestada, iluminando os lugares mais distantes e oferecendo ensinamentos que transcendem fronteiras.
A imagem de Deus chamando Seu servo e segurando-o pela mão reflete o carinho do Criador para com a criação. Este servo é destinado a ser uma aliança para o povo, uma luz para as nações. Sua missão é grandiosa, abrindo os olhos dos cegos, libertando os prisioneiros e guiando aqueles que estão nas trevas para a luz.
Assim como o servo é chamado para a justiça, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Servo Sofredor, em nossa jornada terrena. Devemos ser instrumentos da justiça, acolhendo os frágeis, proclamando a luz da verdade e libertando aqueles que estão aprisionados, seja pela injustiça, pela ignorância ou pelas trevas espirituais.
Que a luz do Servo, que é a Luz do Mundo, guie nossos passos na busca pela justiça e no serviço amoroso ao próximo. Que possamos, como aliança de Deus, manifestar Seu amor a todos os que cruzam nosso caminho.
Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário