1 Samuel 8,4-7.10-22 (Bíblia de Jerusalém):
Leitura do primeiro livro de Samuel – Naqueles dias, 4 Todos os anciãos de Israel se reuniram, foram encontrar Samuel em Ramá
5 e disseram-lhe: "Vês: tu já estás velho, e teus filhos não seguem os teus passos. Nomeia, pois, para nós um rei que nos governe, como o têm todas as nações."
6 Samuel não gostou de ouvir dizer: "Dá-nos um rei que nos governe." E pôs a questão em oração ao Senhor.
7 O Senhor respondeu a Samuel: "Atende à voz do povo em tudo o que te disser, porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine sobre eles.
10 Samuel repetiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei.
11 E disse: "Este será o direito do rei que reinará sobre vós: ele tomará vossos filhos para os pôr nos seus carros e entre seus cavaleiros, para que corram à frente dos seus carros;
12 nomeará chefes de mil e chefes de cinquenta para lavrar os campos, fazer suas colheitas e fabricar suas armas e os petrechos de seus carros.
13 Tomará vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14 Tomará vossos melhores campos, vinhedos e olivais e os dará aos seus servos.
15 Tomará o dízimo de vossos cereais e de vossas vinhas e os dará a seus eunucos e aos seus servos.
16 Tomará vossos servos e servas, os melhores de vossos bois e de vossos jumentos, e os empregará em seus trabalhos.
17 Tomará o dízimo de vosso pequeno gado e vós mesmos sereis seus servos.
18 Nesse dia, clamareis por causa de vosso rei que vós mesmos escolhestes para vós; mas, nesse dia, o Senhor não vos ouvirá."
19 Porém, o povo recusou-se a ouvir a voz de Samuel e disse: "Não! Há de haver um rei sobre nós,
20 e nós também seremos como todas as nações. Nosso rei nos governará, irá à nossa frente e combaterá nossas batalhas."
21 E, depois de ouvir todas as palavras do povo, Samuel as repetiu aos ouvidos do Senhor.
22 O Senhor disse a Samuel: "Atende à sua voz e nomeia-lhes um rei." Samuel disse aos filhos de Israel: "Cada um vá para a sua cidade." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
A leitura de 1 Samuel 8,4-7.10-22 revela um momento crucial na história do povo de Israel, quando sua liderança espiritual, representada por Samuel, é confrontada com o desejo da nação de ter um rei humano. A insatisfação do povo com a liderança de Samuel e a busca por um rei secular refletem um anseio por conformidade com outras nações, uma escolha que tem implicações profundas.
Samuel, diante da insistência do povo, consulta o Senhor, que responde indicando que a solicitação do povo é, na verdade, um rejeição à soberania divina sobre eles. Deus prevê as consequências dessa escolha: um rei terreno trará consigo a opressão e a exploração. Os termos detalhados descrevem como a busca pelo governo humano resultará em tributos, serviço compulsório e uma perda geral da liberdade.
A reflexão desse trecho nos convida a considerar a natureza humana de buscar soluções terrenas para problemas espirituais. A ansiedade por conformidade e uma liderança visível muitas vezes nos leva a escolhas que, no final das contas, podem nos afastar da dependência confiante em Deus. A mensagem de Deus através de Samuel ressoa em nossos próprios dilemas: ao escolhermos caminhos distantes da vontade divina, podemos estar nos afastando da verdadeira liberdade e bênção que Deus deseja para nós.
Hoje, somos desafiados a examinar nossos corações em busca de áreas em que buscamos soluções meramente humanas para nossos anseios espirituais. Que possamos aprender com a história de Israel e, em vez de buscar líderes ou soluções temporárias, coloquemos nossa confiança inabalável na soberania de Deus sobre nossas vidas. Que reconheçamos que, mesmo em nossas insatisfações, Deus sempre nos chama de volta para Sua orientação e soberania amorosa.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário