1 Samuel 18,6-9; 19,1-7
Leitura do primeiro livro de Samuel – Naqueles dias, 6 Quando voltavam, ao regressar Davi, de ferir o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, ao som de tamboris, alegres cantos de júbilo.
7 E as mulheres dançavam e cantavam dizendo: "Saul feriu milhares, mas Davi, dezenas de milhares".
8 Saul indignou-se muito, e isso não lhe agradou, e disse: "Deram a Davi dez milhares, e a mim somente milhares. Não lhe falta senão o reino".
9 E desde aquele dia, Saul olhava Davi com maus olhos.
1 Saul falou a seu filho Jônatas e a todos os seus servos, para matarem Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, queria muito a Davi
2 e informou-lhe do intento de seu pai. Falou também Jônatas a Davi em seu favor, e disse-lhe: "Meu pai, Saul, procura matar-te; toma cuidado, pois, amanhã pela manhã, esconde-te e fica escondido.
3 Eu irei e ficarei ao lado de meu pai, no campo em que estiveres, e te falarei acerca do que eu vir".
4 Falou, pois, Jônatas bem de Davi a seu pai Saul, e disse-lhe: "Não peque o rei contra seu servo Davi, porque nunca te fez mal algum e, ao contrário, muito tem feito em benefício teu.
5 Arriscou a sua vida e matou o filisteu, e o Senhor fez uma grande salvação para todo o Israel. Tu viste e te alegraste. Por que, pois, pecarias contra o sangue inocente, matando Davi sem causa?
6 Ouvindo Saul esta razão de Jônatas, jurou: "Pela vida do Senhor, não será morto".
7 Jônatas chamou a Davi e contou-lhe todas essas palavras; depois, levou-o a Saul, e esteve diante dele como antes. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Este trecho de 1 Samuel nos apresenta a complexidade das relações humanas, marcadas por inveja e traição. A ascensão de Davi desencadeia a ira de Saul, que se vê perturbado pela adoração popular. Jônatas, apesar de ser filho do rei, demonstra lealdade e coragem, intercedendo por Davi. A narrativa destaca a influência do poder e a importância da empatia nas relações humanas, ressaltando que a fidelidade a Deus muitas vezes exige discernimento e coragem diante das adversidades.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário