1 Coríntios 6:1-11
1.Quando algum de vós tem uma questão contra outro, ousa levá-lo a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
2.Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
3.Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
4.Se, pois, tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, constituís como juízes aqueles que são de menos estima na igreja?
5.Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábio, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
6.Mas o irmão vai a juízo contra o irmão, e isso perante infiéis!
7.Na verdade, é já uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
8.Mas vós mesmos é que fazeis injustiça e defraudais, e isso a vossos irmãos!
9.Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
10.nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
11.E tais fostes alguns de vós, mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus.
Reflexão:
A busca pela justiça é uma necessidade humana intrínseca, mas Paulo nos convida a enxergar além do simples desejo de compensação ou reparação. Somos chamados a julgar não com os olhos do mundo, mas com os olhos da eternidade. Em um cosmos em que cada ser está interligado, nossas ações em relação aos outros reverberam em dimensões espirituais. Como filhos da ressurreição, nossa responsabilidade não é apenas terrena; é cósmica, participando da ordem divina em reconstruir o universo em harmonia com o amor de Deus. A transformação começa no coração, onde a justiça verdadeira é cultivada, permitindo que avancemos em direção a uma plenitude maior, onde o Reino de Deus já começa a se manifestar.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário