1 Coríntios 15:12-20
12 Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
13 Se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus que Ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
18 E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
20 Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.
Reflexão:
Este trecho da Primeira Carta aos Coríntios nos apresenta o centro da fé cristã: a ressurreição de Cristo. A ressurreição não é apenas um evento isolado, mas a chave que dá sentido a toda a vida cristã. Se Cristo não ressuscitou, toda a pregação e a fé seriam em vão, pois a promessa da redenção estaria incompleta. Contudo, Paulo afirma categoricamente que Cristo ressuscitou e, ao fazê-lo, inaugura uma nova era, onde a morte não tem a última palavra.
A ressurreição de Cristo não é apenas um retorno à vida física, mas a abertura de um novo horizonte para a humanidade, onde a existência é elevada a uma dimensão de plenitude. A esperança cristã, portanto, não se restringe a esta vida terrena, mas se projeta para além dela, na comunhão plena com Deus. Essa visão nos chama a participar, aqui e agora, dessa renovação cósmica, onde cada ação, por mais simples que seja, tem um impacto na construção desse Reino que já começou, mas que ainda espera sua consumação total.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário