1 Coríntios 5:1-8
1. É voz corrente que existe entre vós imoralidade, e uma imoralidade tal que nem entre os pagãos existe: alguém vive com a mulher de seu pai.
2. E estais vós cheios de orgulho! Não deveríeis, antes, estar enlutados, para que o que praticou tal ação seja excluído do vosso meio?
3. Pois eu, ausente no corpo mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim procedeu.
4. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, estando vós reunidos em assembleia e eu presente em espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus,
5. seja esse homem entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor.
6. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?
7. Purificai-vos do fermento velho, para que sejais uma massa nova, assim como sois pães ázimos; pois Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado.
8. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da perversidade, mas com os ázimos da pureza e da verdade.
Reflexão
Nesta passagem, Paulo nos adverte sobre os perigos da imoralidade e do orgulho, que podem corromper a comunidade cristã, assim como um pouco de fermento pode levedar toda a massa. Inspirados pela visão da evolução espiritual, somos chamados a abandonar o "fermento velho" — aquilo que representa o egoísmo, a malícia e o apego às paixões inferiores — para que possamos nos transformar em uma nova criação. Essa renovação nos alinha com o "Cordeiro Pascal", Cristo, que nos convida a participar da Páscoa eterna, onde a maldade cede lugar à pureza e à verdade, impulsionando a humanidade para uma comunhão mais profunda com Deus e o cosmos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário