Oseias 8,4-7.11-13 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da profecia de Oseias – Assim fala o Senhor:
4. "Eles estabeleceram reis sem a minha aprovação; constituíram príncipes sem o meu consentimento. Da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para sua própria perdição."
5. "O teu bezerro, ó Samaria, é objeto de repulsa. A minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando serão incapazes de pureza?"
6. "Porque esse ídolo é obra de um artífice, e ele não é Deus. Será feito em pedaços o bezerro de Samaria."
7. "Semearam vento e colherão tempestade. O talo de trigo não dará espiga; e, se der, não servirá para fazer farinha. E, se produzir alguma coisa, os estrangeiros a devorarão."
11. "Efraim multiplicou os altares, mas estes altares só lhe serviram para pecar."
12. "Escrevi para eles os múltiplos preceitos da minha lei; mas estes foram considerados coisa estranha."
13. "Eles oferecem sacrifícios e comem as carnes, mas o Senhor não os aceita. Agora, ele se lembrará da sua iniquidade e castigará os seus pecados: eles retornarão ao Egito." Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem, encontramos uma poderosa advertência sobre as consequências da infidelidade e da idolatria. A busca por poder e riqueza, sem a consideração pelo divino, leva à ruína. A criação de ídolos, mesmo que fruto da habilidade humana, não traz verdadeira satisfação ou salvação. Assim como semear vento resulta em colher tempestade, nossas ações errôneas têm consequências inevitáveis. Devemos refletir sobre a importância de viver com integridade e sabedoria, evitando as tentações que nos desviam do caminho justo. A verdadeira força reside em reconhecer nossos erros e retornar ao caminho da virtude e da verdade.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário