quinta-feira, 25 de julho de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 7:1-11 - 27.07.2024


Jeremias 7:1-11 (Bíblia de Jerusalém)


1. Palavra que foi dirigida a Jeremias da parte de Iahweh, dizendo:

2. "Põe-te à porta do Templo de Iahweh e clama ali esta palavra, dizendo: Ouvi a palavra de Iahweh, vós todos, homens de Judá, que entrais por estas portas para adorar a Iahweh.

3. Assim fala Iahweh dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos deixarei habitar neste lugar.

4. Não vos fieis em palavras enganadoras, dizendo: 'Templo de Iahweh, templo de Iahweh, templo de Iahweh é este.'

5. Mas se verdadeiramente melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se verdadeiramente praticardes o direito entre um homem e seu próximo,

6. se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, se não derramardes sangue inocente neste lugar, e se não seguirdes outros deuses para vosso mal,

7. então vos deixarei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.

8. Eis que vós vos fieis em palavras enganadoras, que para nada aproveitam.

9. Que é isso? Roubais, matais, cometeis adultério, jurais falsamente, queimais incenso a Baal e seguis outros deuses que não conhecestes,

10. e depois vindes e vos pondes diante de mim, nesta Casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: 'Estamos salvos', para poderdes fazer todas estas abominações?

11. Porventura, esta Casa que se chama pelo meu nome tornou-se caverna de ladrões aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo vi isso, diz Iahweh.


Reflexão:


A leitura de Jeremias 7:1-11 nos coloca diante de uma realidade espiritual e moral que transcende o tempo. O profeta Jeremias, inspirado por Deus, clama ao povo de Judá para uma verdadeira conversão, uma mudança autêntica de coração e de comportamento. Ele denuncia a falsa segurança que os fiéis depositam no templo, acreditando que a simples presença no lugar sagrado os salvaria das consequências de suas más ações.

Este trecho nos revela a profunda ligação entre fé e ética, entre culto e vida. A verdadeira adoração a Deus não se limita a rituais e palavras, mas se manifesta em ações concretas de justiça, compaixão e integridade. Jeremias exorta o povo a melhorar seus caminhos e suas obras, a praticar o direito, a não oprimir os vulneráveis e a não seguir outros deuses.

Esta mensagem ressoa profundamente em nossa era moderna, onde muitas vezes podemos nos enganar, acreditando que práticas religiosas superficiais são suficientes para agradar a Deus. A leitura nos desafia a refletir sobre nossa própria vida e práticas, a examinar se estamos vivendo de acordo com os princípios de justiça, amor ao próximo e verdadeira devoção a Deus.

O chamado de Jeremias é um convite à autêntica transformação, lembrando-nos que Deus vê além das aparências e busca um coração sincero e um comportamento ético. A verdadeira segurança não vem de rituais vazios, mas de uma vida vivida em consonância com os ensinamentos divinos. Através dessa transformação interior e exterior, podemos habitar na presença de Deus e ser verdadeiros filhos do Reino.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário