domingo, 28 de julho de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 15:10.16-21 - 31.07.2024


Jeremias 15:10.16-21 (Bíblia de Jerusalém)


10. Ai de mim, minha mãe, porque me geraste homem de contenda e de discórdia para toda a terra! Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram com usura, e, no entanto, todos me amaldiçoam.


16. Quando encontrei tuas palavras, eu as devorei; tuas palavras se tornaram para mim um gozo e a alegria do meu coração, porque teu nome foi invocado sobre mim, Senhor Deus dos exércitos.

17. Nunca me sentei entre os zombadores, nem me regozijei; por causa de tua mão solitária, sentei-me, porque me encheste de indignação.

18. Por que minha dor é perpétua e minha ferida incurável, recusando-se a sarar? Serias para mim como um rio enganoso, como águas que não duram?


19. Portanto, assim diz o Senhor: Se voltares, eu te farei voltar; estarás diante de mim; se separares o precioso do vil, serás como minha boca. Que eles se voltem para ti, mas tu não te voltes para eles.

20. Eu te porei contra este povo como uma fortaleza de bronze inexpugnável; eles lutarão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te libertar, oráculo do Senhor.

21. Eu te libertarei da mão dos ímpios, e te resgatarei do poder dos violentos.


Reflexão:


Nesta passagem de Jeremias, observamos o profeta lamentando sua condição e missão, sentindo-se como um homem de contenda e discórdia, amaldiçoado por todos, apesar de sua inocência. Este lamento revela a profunda solidão e sofrimento do profeta, que, mesmo fiel ao chamado divino, enfrenta oposição e incompreensão.

Encontramos uma virada poderosa quando Jeremias recorda a alegria que encontrou nas palavras do Senhor. Essas palavras, que ele devorou com prazer, tornaram-se sua força e alegria, mesmo em meio à adversidade. Essa experiência ressalta a profundidade da comunhão com Deus, que oferece consolo e alegria genuína, mesmo em circunstâncias difíceis.

Deus responde ao lamento de Jeremias com uma promessa de restauração e força. Ele assegura ao profeta que, se ele se voltar ao Senhor e separar o precioso do vil, será como a boca de Deus. Esta promessa sublinha a importância da pureza e da fidelidade na vida do profeta, destacando que a verdadeira força vem de uma relação íntegra com o divino.

A promessa de Deus de fazer de Jeremias uma fortaleza de bronze, contra a qual os adversários não prevalecerão, é uma garantia de proteção divina. Mesmo diante da oposição feroz, a presença de Deus é uma fortaleza inexpugnável, garantindo salvação e libertação.

Esta passagem nos convida a refletir sobre a profundidade de nossa própria comunhão com Deus e a força que encontramos em Suas palavras. Em tempos de desânimo e adversidade, somos chamados a renovar nossa fidelidade, confiando que a presença divina nos protegerá e nos capacitará a perseverar, transformando nosso sofrimento em uma fonte de profunda alegria e realização espiritual.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário