quarta-feira, 10 de julho de 2024

Primeira Leitura: Isaías 6:1-8 - 13.07.2024


Isaías 6:1-8 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Isaías –

1. No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono alto e elevado; as abas de seu manto enchiam o templo.

2. Acima dele estavam serafins; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.

3. Eles exclamavam uns para os outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos! Toda a terra está cheia da sua glória!"

4. Ao clamor dessas vozes, as ombreiras das portas se moveram e a casa se encheu de fumaça.

5. Então disse eu: "Ai de mim! Estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos."

6. Contudo, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva que havia tirado do altar com uma tenaz.

7. Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; sua culpa será removida e seu pecado será perdoado."

8. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: "A quem enviarei, e quem irá por nós?" Eu respondi: "Eis-me aqui, envia-me a mim." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta visão de Isaías, encontramos a magnificência e a santidade de Deus, que enche todo o templo com a Sua presença. A reação de Isaías, de reconhecer sua própria impureza diante da santidade divina, é uma expressão de humildade e auto-reflexão. Ele se vê como parte de um povo igualmente imperfeito, mas não foge dessa realidade; ao contrário, ele a enfrenta com sinceridade.

A brasa viva que toca os lábios de Isaías simboliza a purificação e o perdão de Deus, transformando sua confissão de pecado em um momento de graça. Isso nos lembra que, mesmo em nossas imperfeições, Deus nos oferece a oportunidade de redenção e renovação.

A resposta de Isaías ao chamado divino, "Eis-me aqui, envia-me a mim", é um ato de coragem e entrega total à vontade de Deus. É um convite para cada um de nós respondermos ao chamado divino com a mesma disposição e prontidão, reconhecendo que, apesar de nossas falhas, somos capacitados pela graça de Deus a cumprir a Sua missão.

Esta passagem nos inspira a abraçar nossa vocação com humildade, confiando que Deus nos purifica e nos capacita a servir, e nos encoraja a dizer "sim" ao chamado divino com um coração disposto e confiante.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário