sexta-feira, 19 de julho de 2024

Primeira Leitura: Cântico 3:1-4 - 22.07.2024

 


Cântico 3:1-4 (Bíblia de Jerusalém)


1. Durante a noite, no meu leito, procurei o amado da minha alma; procurei-o, e não o encontrei.

2. Levantar-me-ei, e percorrerei a cidade; nas ruas e nas praças, procurarei o amado da minha alma. Procurei-o, e não o encontrei.

3. Encontraram-me os guardas que fazem a ronda pela cidade, e perguntei-lhes: "Vistes o amado da minha alma?"

4. Apenas os havia passado, encontrei o amado da minha alma. Abracei-o, e não o deixarei mais, até que o tenha levado para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu.


Reflexão:


Queridos irmãos e irmãs,


Nesta leitura do Cântico dos Cânticos, somos convidados a mergulhar na profundidade do amor e da busca espiritual. A imagem da alma que procura o amado na noite escura simboliza nossa jornada espiritual em busca do Divino. Muitas vezes, sentimos a ausência de Deus em nossas vidas, como a amada que não encontra seu amado. Essa ausência nos incita a sair de nossa zona de conforto e a buscar ativamente a presença divina.

Ao percorrer as ruas e praças, a alma não se detém diante das dificuldades. Sua perseverança é um reflexo da nossa determinação em encontrar Deus, mesmo quando Ele parece distante. Os guardas que encontram pelo caminho representam aqueles momentos de introspecção e questionamento que nos ajudam a refinar nossa busca.

Finalmente, ao encontrar o amado, a alma experimenta uma alegria e plenitude indescritíveis. Este encontro é um lembrete de que a presença divina é sempre acessível a nós, se buscarmos com sinceridade e amor. A união com o amado é um símbolo da nossa comunhão com Deus, um momento de profunda conexão e intimidade espiritual.

Que possamos aprender com esta leitura a perseverar em nossa busca pelo Divino, sabendo que, mesmo nas noites mais escuras, o amado da nossa alma está próximo, esperando para ser encontrado e abraçado. 


Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário